Ação itinerante em Mosqueiro registra grande procura pela emissão de meia-passagem neste sábado, 8

A dona de casa Rosilene Bezerra, a nora Carla Martins e as netas Adriele, 8, e Chaiane, 7, chegaram às 5h30 da manhã deste sábado, dia 8, à Escola Abel Martins, no Carananduba em Mosqueiro, em busca dos serviços de emissão de meia-passagem. “Já havia 12 pessoas na nossa frente”, observou Carla. O sol estava à pino, já às 8 horas da manhã na ilha e o atendimento foi de 9 às 13 horas.

A fila se formou desde cedo em frente à escola municipal. Eram moradores do bairro e dos adjacentes em busca de atendimento aos serviços itinerantes de emissão do Passe Fácil, realizados pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

Grande procura – A demanda ao atendimento foi acima da expectativa, na manhã deste sábado. “Quem não pode ser atendido hoje, recebeu uma senha para solicitar o serviço, na próxima quinta-feira, dia 13, neste mesmo local, na Escola Abel Martins”, informou a coordenadora de Atendimento ao Usuário (Coau), Patricia Ellen da Conceição.

Ao todo, foram 70 agendamentos de emissão de meia-passagem para a próxima quinta-feira, 13. É importante frisar que só será atendido quem apresentar a senha de agendamento. O atendimento será por ordem de chegada, no horário de 9 às 13 horas.

A coordenadora da Coau explicou que a decisão foi tomada, em comum acordo com o Setransbel e direção da escola. “Justamente, para não prejudicar nenhum usuário e garantir o acesso facilitado, próximo da casa deles, aos serviços da Semob”, pontuou Patrícia Ellen. Ela ressalta, que para garantir um atendimento adequado, dentro do horário previsto, são disponibilizadas 70 senhas para a emissão de meia-passagem e 70 para os cartões Sênior e Especial, além da emissão de credencial para vaga de estacionamento.

Atendimentos – Em função da grande demanda, pois, houve necessidade de aumentar um pouco o número de senhas, o atendimento terminou depois das 13 horas, horário estipulado para encerrar. No total, foram 217 atendimentos.

Desse total , foram 59 para 1ª via e 11 para 2ª via de meia-passagem e 70 agendamentos de emissão de meia-passagem para a quinta-feira, 13 de julho. Foram dois agendamentos de 1ª via do cartão Especial e duas solicitações de 2ª via do cartão Sênior, 13 casos de biometria facial e 60 informações gerais.

Ação itinerante – Durante o veraneio e período de férias escolares, a ação itinerante da Semob, acontecerá nos sábados de julho, em Mosqueiro, para facilitar aos moradores, usuários do sistema de transporte, o acesso à emissão de meia-passagem e cartões Sênior e Especial. A próxima ação ocorrerá na Escola Remigio Fernandez, sempre no horário de 9 às 13 horas.

“É a Semob aproximando seus serviços à comunidade em sua própria área de residência”, pontua Patricia Ellen Conceição, coordenadora de Atendimento ao Usuário da Semob.

Boa receptividade

Os moradores de Mosqueiro, em especial, do bairro Carananduba, aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Belém, realizada dentro da Operação Tamo Junto no Verão. Apesar de não ser a primeira vez que a ação acontece na Escola Abel Martins, sempre é esperada grande procura.

“Foi rápido. Tranquilo. Valeu ter saído cedo e enfrentado fila”, comentou dona Rosilene Bezerra, uma das primeiras a ser atendidas para solicitar a meia-passagem das netas. Já a doméstica Nádia Ramos, conseguiu atendimento para a emissão de 2ª via da meia-passagem da filha Isabele. “Além da rapidez no atendimento e perto de casa, não precisei pagar a taxa”, contou.

“Muito bom. Maravilhoso”, classificou Maria Elza Mendes Silva, 65. A dona de casa foi solicitar o cartão Sênior. “O atendimento foi rápido, tranquilo, perto de casa e o que é melhor, vou receber o cartão aqui mesmo na escola, sem precisar sair de Mosqueiro”, completou Elza Silva.

“Atendimento ótimo e rápido”, disse a técnica de edificação Leila Maria da Conceição Silva. Ela aproveitou a folga do sábado e a proximidade de casa para o agendamento para perícia do cartão Especial do filho Paulo Gabriel e solicitar a meia-passagem dos outros dois filhos. “Ficava muito difícil levar os três filhos de ônibus até São Brás”, pontuou.

Texto:

Rosangela Gusmao