Crianças aprendem brincando sobre segurança no trânsito na segunda colônia de férias

O período de férias escolares é uma ótima oportunidade de proporcionar novas experiências de aprendizado para as crianças. Por isso, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o Shopping It Center, realizou o segundo dia de programação especial de férias, nesta quarta-feira, 12, nas dependências do empreendimento, direcionada aos filhos de funcionários da Semob e do shopping.

A programação de hoje, voltada para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, foi realizada em dois momentos: das 9h às 12h, foi realizada uma palestra sobre educação e segurança no trânsito, contação de história, jogão educativo sobre o trânsito e dinâmicas pedagógicas. No período da tarde, das 14h às 17h, a criançada assistiu a uma sessão de cinema, com o filme de animação Red: Crescer é uma fera.

Antes das dinâmicas, os filhos dos funcionários da Semob tiveram a oportunidade de conhecer o local de trabalho dos pais e fizeram um tour pelos setores da sede administrativa da superintendência, localizada no segundo piso do IT Center.

Bate-papo e conhecimento

As atividades lúdico-pedagógicas foram realizadas numa sala especial disponibilizada pela administração do shopping. Na palestra, ministrada pelo agente de trânsito Ércio Costa, as crianças participaram ativamente, respondendo às questões sobre condutas de segurança no trânsito, sinalização e os espaços destinados para pedestres, condutores e ciclistas. Também demonstraram seu conhecimento no jogo de 7 erros e identificaram as infrações presentes num desenho de personagens andando de moto.

A pequena Sofia, de 9 anos, demonstrou bastante conhecimentos sobre as normas de trânsito. Durante a palestra, acertou o nome do espaço destinado aos ciclistas, a idade mínima para andar de moto, que é de 10 anos, e no jogo de 7 erros apontou que a ciclofaixa não pode ser utilizada por motociclistas. Todos aprenderam sobre os itens de segurança para andar de bicicleta, como o capacete, joelheira, cotoveleira e luvas.

Na contação de histórias, os arte-educadores da Semob, que fazem parte da Chefia de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET), deram exemplos do que não fazer no trânsito e como a falta de responsabilidade pode prejudicar outras pessoas.

Após participarem do jogão educativo, realizado no hall do IT Center, as crianças retornaram à sala para lanchar e puderam aproveitar o espaço para desenhar e brincar. Em seguida, participaram de uma dinâmica que testou os seus conhecimentos, sobre o que foi explicado no dia, e mostraram que assimilaram bem as informações.

Condutas corretas no trânsito

A servidora de Recursos Humanos, Antônia Oliveira, achou a colônia de férias uma ótima iniciativa e uma opção para o sobrinho Ulysses, de 7 anos, passar o tempo, já que ele é muito ativo, além da importância do aprendizado. “É muito importante as crianças aprenderem sobre o trânsito e elas ainda podem passar essas informações para os adultos”, pontuou.

Para a dona de casa Nilma Silva, mãe de Ana Clara, ações como essas são muito importantes para que a criança aprenda desde cedo sobre condutas corretas no trânsito. “A gente já tem que conscientizar nossos filhos, desde pequenos, sobre como se comportar no trânsito, para que quando se tornarem adultos já saibam o que podem e o que não podem fazer. Vão ter mais consciência no trânsito e na vida também”, disse. A dona de casa também achou a programação uma ótima alternativa de aproveitar as férias, para quem não vai viajar.

Texto:

Lírio Moraes