Prefeitura continua com ações emergenciais nos pontos atingidos pela chuva forte na noite de quarta-feira,19

• Atualizado há 1 ano ago

Em ação integrada das secretarias municipais de Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Defesa Civil e Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob); com o apoio do Centro Integrado de Operações (Ciop) e Equatorial Energia, a Prefeitura de Belém prossegue nesta quinta-feira, 20, com ações emergenciais em vários pontos da cidade para a retirada de árvores e galhos que caíram devido à forte chuva ocorrida no início da noite desta quarta-feira, 19.

Logo cedo pela manhã a Prefeitura priorizou a retirada de árvores e galhos que estavam obstruindo as principais vias com maior fluxo de trânsito e pedestres como a Av. Generalíssimo Deodoro com Av. Governador José Malcher; Tv. Apinagés e rua dos Tamoios, Av. Presidente Vargas; rua Municipalidade e Marechal Hermes (ao lado da Praça Waldemar Henrique).

Desobstrução

Após desobstruir as vias mais movimentadas a Prefeitura de Belém parte para a força tarefa de retirada de árvores e galhos que caíram em praças e calçadas. “Simultaneamente nós estamos fazendo avaliações daqueles vegetais que sofreram interferências, estão afetados, e que embora não tenham vindo ao chão, apresentam aumento na inclinação e estão com sinais de tombamento. Estamos fazendo uma vistoria nessas áreas para ver se os galhos comprometidos podem afetar a segurança da população”, explica o diretor de Áreas Verdes Públicas da Semma, Kayan Rossy.

Interdições

A Prefeitura de Belém atua com agentes da Semob para orientação e sinalização do trânsito onde há interdição parcial ou integral, como é o caso da rua Municipalidade e Marechal Hermes. Na avenida Generalíssimo Deodoro o serviço da Semma já foi concluído, mas a via continua interditada para os serviços da Equatorial, que faz a substituição de dois postes de iluminação no perímetro, com previsão de terminar até as 14h de hoje.

Já a Av. Presidente Vargas e a rua Gaspar Viana estão parcialmente liberadas na manhã desta quinta-feira, devido ao serviço de retirada de restos de árvores da pista, que está sendo realizado pela Semma.

Levantamento

Em decorrência da chuva e vendaval desta quarta-feira, a Defesa Civil Municipal registrou em Belém a queda de 20 árvores; destelhamento no posto da Guarda Municipal localizado na Praça Santuário de Nazaré, destelhamento no prédio da Procuradoria Geral do Município e ocorrências de destelhamentos em algumas residências. Ao longo desta quinta-feira, 20, a Defesa Civil continua com as vistorias diárias, além de atender ocorrências causadas pela forte chuva em diversos bairros.

Texto:

Joyce Assunção

Veja também