Ação educativa realiza abordagens sobre trânsito seguro na última sexta-feira de férias em Mosqueiro

As ações de educação para o trânsito desenvolvidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), continuam no último final de semana das férias na ilha de Mosqueiro.

Na manhã desta sexta-feira, 28, os agentes da Coordenadoria de Projetos e Educação para o Trânsito (CEPT) abordaram condutores de automóveis e de motos, ciclistas, banhistas e pedestres que passeavam e aproveitavam a praia do Chapéu Virado.

Condutas seguras

Foram realizadas 700 abordagens com condutores, ciclistas, pedestres e banhistas, distribuídos materiais educativos e os agentes repassaram orientações sobre segurança no trânsito, dando ênfase aos principais cuidados que devem ser tomados com o uso do cinto de segurança; não ingerir bebida alcoólica e caso esteja dirigindo, respeitar as regras de sinalização, ter cautela e atenção ao dirigir, andar com segurança nas vias, ter atenção ao atravessar as vias, principalmente para quem está com crianças.

“Não podemos esquecer que a nossa vida é muito mais preciosa do que qualquer outra coisa. Devemos escolher a vida sempre”, frisa a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro.

As orientações devem ser colocadas em prática

O servidor público Alan Duarte elogiou a realização da ação ao ser abordado. Ele aproveitava o fim das férias andando de bicicleta na orla da praia, ao lado da esposa, Ana Claudia Duarte. O servidor também disse, que além de parar para ouvir as orientações, é necessário que elas sejam colocadas em prática. “A importância não é só o falar, mas também o agir. Estamos em um momento de orientação e precisamos ter um momento para realmente fazer o agir da forma correta da lei”.

“Ações como essas são relevantes, principalmente, na época do verão, que os banhistas esquecem sobre segurança. Todo motorista sabe o correto. Como a gente costuma dizer na nossa profissão, que todo mundo sabe o certo, mas faz o errado por imprudência. Essas ações são importantes justamente para relembrar e tentar evitar situações perigosas”, pontuou o Policial Militar, Emerson Leão, que chegava na praia a trabalho.

Ação aprovada pela população

Apesar de ser o último fim de semana do veraneio, o movimento na praia foi calmo nesta sexta-feira. O aposentado Moisés Valadares, aproveitou a praia com a esposa e a amiga, fez uma viagem tranquila para Mosqueiro e destacou a importância de relembrar o público sobre as condutas de segurança. “É muito importante conscientizar o povo que é necessário ter prudência. Caso contrário, só vem problema”.

A diarista Regina Pereira também aproveitou o movimento tranquilo da manhã, ao lado do marido e do cunhado, e falou sobre os cuidados que já estava colocando em prática. “Não tivemos nenhum problema, atravessamos nas faixas de pedestre e os condutores estão respeitando. A cartilha é ótima para que a gente entenda melhor as orientações”.

Diversão com segurança

As ações de educação para o trânsito foram intensificadas na ilha de Mosqueiro neste período das férias para garantir a segurança dos veranistas e dos moradores.

Para o entregador Arthur Maia, morador de Mosqueiro, é necessário que as condutas de segurança no trânsito tenham mais atenção nesse período em que o fluxo de pessoas aumenta na ilha. “Acho que todo mundo deve saber o que tá acontecendo, o que a gente não deve fazer no trânsito, dirigir com tranquilidade, com calma e responsabilidade e não deve beber e dirigir, como a agente falou”, explicou o entregador.

Texto:

Lírio Moraes