Prefeitura de Belém encerra ação itinerante em escola do Mosqueiro com 74 atendimentos, neste sábado, 29

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou neste sábado, 29, a última ação itinerante do mês de julho para a emissão de cartões Passe Fácil e credencial de estacionamento para vagas especiais.

A ação, que faz parte da programação de Verão da prefeitura, aconteceu das 9h às 13h, na Escola Maroja Neto, bairro São Francisco, Mosqueiro, e realizou 74 atendimentos.

Atendimentos

Do total de 74 atendimentos foram 43 de 1ª via e cinco de 2ª via de meia-passagem, uma 1ª via do Sênior, três agendamentos para a 1ª via e duas solicitações de 2ª via do Cartão Especial, e 20 atendimentos de orientação, usuários sem informação no sistema e sem documento.

Neste mês de julho, período das férias escolares, exatos 680 moradores e usuários de transporte por ônibus no distrito receberam atendimento de emissão de cartões Passe Fácil. A ação é organizada pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (COAU), da diretoria de transportes da Semob, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel).

Descentralização

A ação itinerante busca descentralizar os serviços oferecidos, facilitando o acesso dos moradores ao transporte coletivo por ônibus, levando aos bairros e aos distritos de Belém, os serviços de emissão dos cartões de meia passagem (1ª e 2ª vias), Sênior (1ª e 2ª vias) e Especial (agendamento de 1ª via e 2ª via ), além de credencial de vagas especiais para estacionamento.

Segundo Patrícia Ellen da Conceição, coordenadora da COAU, “neste mês foram realizadas quatro ações itinerantes no distrito. A descentralização desse atendimento é muito importante, pois aproxima os moradores da ilha dos serviços prestados pela Semob, bem perto de casa”.

Aproveitar a oportunidade

“Moro na Baía do Sol e perdi a oportunidade no sábado passado, pois o meu neto não estava com fotografia. Preparamos toda a documentação para solicitar a meia-passagem na ação aqui em São Francisco”, contou a dona de casa Lucimar da Silva, avó do Yann Alexsandro, de 14 anos.

A dona de casa Oscarina Moraes mora em São Francisco, com a filha e quatro netos. Ela aproveitou a proximidade do atendimento da casa dela para, junto com a filha Maria Lúcia Conceição da Silva, solicitar a meia-passagem dos quatro netos, Rodrigo, Diego, José Henrique e Elias. “Pertinho de casa e num sábado, pude trazer logo todos eles para tirar a meia-passagem”, comentou.

Rapidez

A organização e a rapidez durante o atendimento também foram muito elogiadas pelos moradores do bairro. Nilceane Duarte do Nascimento, trabalha na tapiocaria e aproveitou o sábado para levar a filha Silvana, 15 anos, para solicitar a meia-passagem. “Acho bom ações como essa, pois, facilitam a vida da gente, ter acesso a esse serviço importante bem pertinho de casa, evitando deslocamentos para Belém, principalmente, nesse período de veraneio”, observou.

A dona de casa Luciana Silva levou o filho Roberto de 7 anos para emitir a meia-passagem. “Muito boa a ação. Além da facilidade de acesso ao serviço, bem pertinho de casa, o atendimento está sendo rápido, fluindo bem”, comentou.

A dona de casa Sílvia Gomes também concorda. Ela mora em Carananuba, bem perto de São Francisco. “Está ótimo, atendimento rápido e facilitado”, disse a mãe da Sofia Gomes.

Balanço

Neste veraneio de 2023, a exemplo do ano de 2022, a Semob levou atendimento itinerante no distrito de Mosqueiro. Todos os sábados os serviços de emissão do Passe Fácil foram feitos em bairros de forma itinerante. Ao todo foram 568 atendimentos de emissão de meia-passagem, cartões Sênior e Especial e credencial de vaga de estacionamento beneficiando diretamente as populações dos bairros Carananduba, Vila Baía do Sol e São Francisco e dos bairros vizinhos.

As ações ocorreram nas escolas municipais Abel Martins (Carananduba), nos dias 8 e 13 de julho, com 217 atendimentos; Remígio Fernandez (Vila), no dia 15, com 70 atendimentos; Lauro Chaves (Baía do Sol), no dia 22, com 117 atendimentos, e Maroja Neto (São Francisco), no dia 29, com 74 atendimentos.

Essa ação itinerante realizada pela Semob no distrito de Mosqueiro possibilitou dar oportunidade para que os moradores pudessem ter acesso aos serviços prestados nesses quatro sábados de julho. “Foi ótimo. Os alunos da escola e outros usuários que perderam as ações anteriores, ou estavam sem documentação, puderam aproveitar a oportunidade de solicitar o documento neste último dia de ação”, avaliou a coordenadora do Coau.

*Com a colaboração de Amanda Mardock

Texto: