Ciclistas participantes do Pedal da Padroeira recebem orientação sobre segurança no trânsito

A ação educativa da Prefeitura de Belém, na manhã deste domingo, 20, resultou em 150 abordagens aos ciclistas participantes do Pedal da Padroeira. Realizado pela Catedral Metropolitana de Belém, a concentração foi no entorno da Praça Frei Caetano Brandão e saída de frente ao Forte do Presépio, no bairro Cidade Velha. A ação faz parte da programação da Prefeitura alusivo ao Dia Nacional do Ciclista, transcorrido no sábado, 19.

Durante a concentração, os agentes de Educação para o Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) distribuíram material educativo com orientações sobre segurança no trânsito e informações sobre a ciclorrota implantada nas principais vias da Cidade Velha. Durante a ação, ocorrida com a parceria da Catedral de Belém, foram distribuídos 50 coletes refletivos.

Escolha a vida – O coordenador de Projetos e de Educação para o Trânsito da Semob, Manoel Soares Pinheiro, falou aos presentes sobre a importância da escolha de cada um, no trânsito, reforçando a importância de que uma escolha certa pode evitar sinistros de trânsito e salvar vida.

“Você escolhe não avançar o semáforo, atravessar na faixa de pedestre, respeitar o pedestre e ciclista, proteger os mais vulneráveis no trânsito. Dependendo da escolha, sinistros podem ser evitados”, defendeu o coordenador. “Temos que ter a consciência de que alguém nos espera em casa”, completou.

O projeto Ponto de Apoio participou do passeio ciclístico divulgando o projeto que faz passeios gratuitos no Parque do Utinga para quem tem dificuldade de locomoção, conforme explicou o vice-presidente Reinaldo Brasil.

Segurança e respeito – “Precisamos de segurança no trânsito, pois existe muito desrespeito de condutores de carros e motos que, costumeiramente, invadem a faixa exclusiva para ciclista”, pontuou a autônoma Belina Soares, que pratica pedal há 3 anos. Segundo ela, a bicicleta é um meio de transporte sustentável. “Só precisa de água para o ciclista”, completou.

Ao longo de três anos, Belina sempre pedalou mais no período do dia. À noite, só se for em grupo de bikes, por temer pela própria segurança. Porém, ela adorou o colete refletivo, que recebeu durante a ação educativa da Semob. “É muito importante, porque o ciclista precisa ser visto”, observou.

Ciclorrota – A autônoma parabenizou a Prefeitura pela implantação das ciclorrotas no bairro Cidade Velha. Ela mora na rua Joaquim Távora e ficou surpresa com a sinalização. “É muito importante para nós moradores. Dá mais segurança aos ciclistas que passam a ser priorizados nessas vias, mesmo sendo de fluxo reduzido”, pontuou, sugerindo a ampliação para outros bairros.

Ciclorrota é um espaço compartilhado em via de fluxo reduzido, de até 40km/h, onde bicicleta e veículos dividem a rua com a sinalização indicando a preferência do ciclista na via. Na Cidade Velha foram implantadas ciclorrotas nas ruas Dr. Assis, D. Malcher, Félix Roque, Rodrigues dos Santos, Dom Bosco, Ângelo Custódio, Siqueira Mendes, Gurupá, Cametá, Capitão Pedro Albuquerque.

Até o momento, as vias que também já receberam ciclorrotas foram a Magno de Araújo (Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral), Rua da Bateria (Mosqueiro), bem como, as ruas Joaquim Fonseca e Euclides da Cunha (Castanheira).

O engenheiro agrônomo Elias Tuma morou na Cidade Velha por muitos anos e ficou feliz com a sinalização da ciclorrota. “É de suma importância, a Prefeitura não só variar, mas, ampliar a malha cicloviária, pois, cada vez mais a população vai contribuir para a melhoria do trânsito e mobilidade, deixando o carro de lado, pela bicicleta, não só como um meio de transporte, de locomoção, mas, para ter melhor qualidade de vida. Ai, tudo se completa”, defendeu o agrônomo.

Ampliação – Nesta administração do prefeito Edmilson Rodrigues, até julho de 2023, houve um crescimento de 30,31 km de extensão, totalizando 144,93 km de malha cicloviária, incluindo ciclofaixa, ciclovia e ciclorrota.

“Temos percebido que a extensão da malha cicloviária aumentou consideravelmente, mas, ainda dá para fazer mais”, sugeriu Belina Soares. “O primeiro passo é a vontade política. E isso o Poder Público tem”, completou.

Elias Tuma também concordou com Belina. Inclusive, parabenizou pela nova ciclofaixa da Senador Lemos, contribuindo para a interligação da malha. A contadora Tatiana Vasconcelos que o diga. Ela e a mãe dela, a professora aposentada Ana Vasconcelos, vieram da Pedreira até o Reduto usando a ciclofaixa. “Maravilha”, elogiaram.

O projeto da Prefeitura de Belém de investir na implantação e revitalização de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas na cidade, segundo Elias Tuma, vai ao encontro com a necessidade do ciclista de ter seu espaço exclusivo garantindo e com segurança.

Ele lembrou que o ideal seria a implantação de mais ciclovias. Porém, ressaltou que nem todas as vias têm condições estruturais para isso. “O importante é que o município está preocupado em aumentar e diversificar. A ciclorrota é exemplo”, reforçou.

Segurança – O passeio ciclístico contou com o apoio dos agentes de trânsito da Semob. Quatro agentes, com o apoio de uma viatura e duas motocicletas, garantiram a fluidez e segurança viária no percurso do passeio, em conjunto com a Guarda Municipal de Belém (GMB) e Polícia Militar.

“Considero muito importante o trabalho da Semob, seja na tentativa de ordenar o trânsito, seja no apoio aos eventos realizados na cidade, como exemplo, passeio turístico e corridas”, contou Elias Tuma, que completa dizendo “sinto segurança em participar desses e eventos, pois, a Semob sempre está no apoio”.

Texto:

Rosangela Gusmao