São Brás recebe obras de infraestrutura da Prefeitura de Belém em preparação à COP-30

O bairro de São Brás, um dos oito bairros que integram o Distrito Administrativo de Belém (Dabel), recebe da atual gestão da Prefeitura de Belém uma série de intervenções para melhorar a vida da população que vive e trabalha na área. Entre elas, são destaques as obras de reforma e requalificação do Mercado de São Brás e de recapeamento asfáltico e sinalização da avenida José Bonifácio, e a entrega da reforma da escola municipal Benvinda de França Messias.

“É com muito orgulho e satisfação que estou vendo essas mudanças maravilhosas na cidade, principalmente aqui em São Brás. Essas obras são como se fosse uma roupa nova para o nosso tão querido bairro”, declara a permissionária do mercado, há mais de 30 anos anos, Rosana Martins, que também já teve o irmão matriculado na escola Benvinda de França.

Mercado de São Brás

Imponente e considerado uma jóia arquitetônica para a memória de Belém, o Mercado de São Brás atualmente passa por uma obra de reforma e requalificação da Prefeitura de Belém avaliada em cerca de R$ 50 milhões. O recurso garantido pela Prefeitura foi por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. O prazo para execução da obra é de 18 meses.

Após a realização dos serviços, a certeza é que o espaço deve ficar mais adequado para receber permissionários e clientes, além de ser uma das obras estruturantes mais esperadas para receber a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-30), prevista ocorrer em Belém, no mês de novembro de 2025.

“São grandes obras, com grande qualidade, com estética realmente reconhecida e, ao mesmo tempo, uma obra monumental. O Mercado de São Brás será devolvido ao povo, mantendo a tradição, às vendedoras de erva, aos que amolam faca, aos que consertam sapato, aos que vendem CD, aos que vendem móveis, todos estão inseridos no projeto”, enfatiza o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Principal via do bairro

Uma das principais vias, que corta o bairro de São Brás, a avenida José Bonifácio também passa por reparos da Prefeitura de Belém. Na avenida, a gestão, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), está implantando uma nova sinalização de ciclofaixa entre as ruas Silva Castro e a avenida Bernardo Sayão, o que corresponde a cerca de 1,10 km. Além disso, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) está empenhada em recuperar a malha asfáltica da via.

Educação de qualidade e sustentável

Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) devolveu para o bairro de São Brás a escola municipal de ensino fundamental Benvinda de França Messias totalmente reformada para atender cerca de 540 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite.

A Prefeitura de Belém aplicou um investimento de R$ 590.531,55 na obra, para oferecer uma educação com mais qualidade e conforto às crianças, jovens e adultos do bairro. A escola também foi a primeira a receber o sistema de energia solar da rede municipal de ensino, iniciativa essa que pretende ser estendida para mais 60 escolas da cidade.

“Em 2021, encontramos mais de 80 escolas destruídas. E, agora, mais de 50 já foram entregues novinhas. As crianças e os trabalhadores e trabalhadoras da educação, como os (as) da Benvinda de França, merecem espaços novos e dignos”, diz o prefeito de Belém.

Segundo o servidor público Nyl Magalhães, que costuma transitar por São Brás durante a semana para trabalhar, essas obras mostram a preocupação da gestão com o bairro que, habitualmente, tem muito fluxo de pessoas de toda Região Metropolitana e também de outros estados, considerando que é um dos principais portões de entrada de Belém e para o centro da cidade.

“Eu acho essas obras muito necessárias principalmente a do Mercado de São Brás, que é um ponto turístico de nossa cidade muito importante e histórico”, afirma o servidor público.

Texto:

Fabricio Lopes