Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Saiba como funcionam os serviços e os órgãos municipais durante o período do Círio

O funcionamento dos serviços prestados à população durante o período das celebrações do Círio de Nazaré 2023, entre a quinta-feira, 5, e a segunda-feira, 9, sofrerá alteração. Os servios essenciais serão mantidos

Defesa Civil – A Defesa Civil Municipal funcionará normalmente nos dias 5 e 6 de outubro, seguindo o horário de expediente de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. No sábado, 7, e no domingo, 8, o órgão estará presente nas procissões da Trasladação e do Círio com seu corpo de voluntários. A Defesa não funciona na segunda-feira, 9, voltando à normalidade no dia seguinte, terça-feira, 10.

Sesan – A Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) vai garantir a limpeza dos trajetos das romarias que compõem a quadra nazarena, assim como da programação do Auto do Círio, na sexta-feira, 6, e do cortejo do Arrastão do Círio, no sábado, 7. Agentes da Sesan farão a varrição e a limpeza das vias, assegurando a segurança dos participantes em todos os eventos.

GMB – A Guarda Municipal de Belém (GMB) cumpre missões especiais durante as procissões que compõem a programação do Círio. O expediente no período de 5 a 9 de outubro segue normal com rondas nos bairros e postos físicos.

Semob – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) vai atuar em conjunto com a Guarda Municipal durante as romarias oficiais e outros eventos que compõem o Círio de Nazaré, por meio da interdição de vias e o reordenamento do trânsito, garantindo a segurança e o bom andamento dos festejos e do tráfego de veículos.

Secon – A Secretaria Municipal de Economia (Secon) atuará com servidores em regime de plantão com o ordenamento e fiscalização dos trabalhadores informais, nos percursos das procissões do Círio 2023. A ação da Secon inicia a partir da sexta-feira, 6, com a organização das calçadas. No sábado, 7, atuará na Motorromaria, Cortejo do Arraial do Pavulagem e Trasladação, e no domingo, 8, os reforços serão para a grande procissão do Círio de Nazaré. O Complexo do Ver-o-Peso também contará com o ordenamento e fiscalização dos servidores da Secon durante toda a quadra nazarena, pois além de ser um dos trajetos das procissões que passam pela Av. Boulevard Castilho França, o Ver-o-Peso também terá uma grande movimentação de turistas que visitam a capital.

Seurb – A Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) vai atuar em conjunto com a Secon no ordenamento das calçadas e na fiscalização e organização dos vendedores ambulantes que trabalham ao longo do trajeto do Círio. Em preparação para a festividade, a secretaria também atuou nos reparos do calçamento público do trajeto da grande procissão de domingo.

Sesma – A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), informa que no fim de semana do Círio, dias 7 e 8 de outubro, as unidades de urgência e emergência funcionam normalmente. Cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Belém (Jurunas, Terra Firme, Sacramenta, Marambaia e Icoaraci), o Pronto Socorro Mário Pinotti e o Pronto Socorro Humberto Maradei Pereira seguem abertos funcionando 24 horas.

No Hospital de Retaguarda Dom Vicente Zico e no Hospital Geral de Mosqueiro os setores de urgência seguem funcionando 24h, os demais setores funcionam de segunda a sexta, das 8h às 18h. O Hospital Veterinário Dr. Vahia, no Tapanã, funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, com triagem até as 16h.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona 24 horas e terá ambulâncias dispostas ao longo do trajeto das principais procissões. Nos dias 6, 7 e 9 de outubro toda a rede de saúde estará funcionando normalmente.

Sehab – A Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) segue com expediente normal durante o primeiro fim de semana do Círio, com atendimento voltado ao público habitual, inscrito, ou que pretende se inscrever no Programa Minha Casa Minha Vida.

PGM – A Procuradoria Geral do Município (PGM) também segue com o expediente normal. O órgão manterá o atendimento relacionado a protesto fiscal, tributos e demais serviços oferecidos ao público.

IPMB – O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Belém (IPMB) segue, também, com expediente normal entre os dias 5 e 9 de outubro, com atendimento previdenciário, perícias médicas e sociais, atendimentos no gabinete, jurídico, Núcleo de Tecnologia e Informação, psicossocial e os demais serviços oferecidos. No dia 6 de outubro, sexta-feira, os servidores do IPMB farão uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré durante a passagem da Romaria do Traslado para Ananindeua em frente ao prédio do órgão, na Av. Almirante Barroso.

IASB – O Instituto de Assistência e Saúde do município (IASB) funcionará normalmente nos dias 6 e 9 de outubro, e nos dias 7 e 8 o atendimento de urgência e emergência do instituto funcionará 24 horas.

Semec – Na Secretaria Municipal de Educação (Semec), as atividades ocorrem normalmente durante a primeira semana de outubro. Apenas na segunda-feira, dia 9, não haverá expediente no órgão e nem nas escolas municipais, seguindo o calendário letivo de 2023.

Codem – A Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) funciona normalmente até a sexta-feira, 06/10, retornando apenas na terça, 10, em horário normal de atendimento ao público das 8 às 12 horas e expediente interno das 8 às 17 horas.

Banco do Povo – Na quinta e na sexta-feira, a sede do Banco do Povo e o Restaurante Popular Desembargador Paulo Frota funcionam normalmente. No final de semana do Círio, 07 e 08/10, ambos permanecem fechados. Na segunda-feira, 09/10, o Restaurante funciona normalmente, mas a sede do Banco não.

Cinbesa – A recepção da Companhia de Tecnologia da Informação (Cinbesa) será cedida para instalação de posto de atendimento coordenado pela Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém para atendimentos pré-hospitalares e de prevenção de riscos aos romeiros durante a trasladação no sábado, 7, e procissão do domingo, 8.

Texto:

Estagiário Douglas Borges, sob supervisão

Redes Sociais