Serviços municipais ajudam no bom andamento da trasladação na noite deste sábado, 7

• Atualizado há 1 ano ago

“Eu escolhi pagar minha promessa na trasladação por ser um procissão com o clima mais ameno para demonstrar o meu amor e fé que tenho em Nossa Senhora de Nazaré”, contou a engenheira florestal, Jéssica Farias, que neste ano paga a promessa pela primeira vez pela cura de sua filha de 3 anos de uma pneumonia grave.

Na noite deste sábado, 7, a trasladação levou para as ruas do centro de Belém mais de 1,4 milhão de fiéis católicos, segundo a Diretoria da Festa, em um percurso de cerca de 3,7km, onde os devotos de Nossa Senhora de Nazaré oraram e demonstraram a sua fé na padroeira dos paraenses.

A professora Luciana Silva foi mais uma desses milhares de promesseiros, que lotaram as ruas de Belém em mais uma trasladação. A educadora veio agradecer pela aquisição da casa própria. “Foram muitos anos morando de aluguel e graças a Deus e à intercessão de Nossa Senhora de Nazaré eu consegui comprar minha casa no final do ano passado e este ano eu vim agradecer”, explica Luciana.

Serviços Municipais

A Prefeitura de Belém, por meio de seus diversos órgãos preparou os espaços da cidade para manter em bom estado as ruas, calçadas e espaços por onde as romarias percorrem.

A Defesa Civil de Belém disponibilizou 600 voluntários socorristas na trasladação, que auxiliaram no socorro dos promesseiros em sete postos de atendimento ao longo do percurso.

A gestão municipal também atua na segurança da trasladação e de todas as outras romarias qe compõem a programação do Círio de Nazaré. 100 agentes da Guarda Municipal e 60 agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) reforçaram o sistema integrado de segurança na noite deste sábado para que a transladação com traquilidade.

Para garantir a segurança viária durante o percurso da procissão, os agentes de Trânsito da Semob participaram da operação em conjunto com os demais órgãos de segurança pública e trânsito para bloquear as vias que fazem parte do percurso.

Bloqueios e monitoramento

Os agentes de trânsito da Semob orientaram os condutores na avenida Visconde de Souza Franco, nos cruzamentos com a avenida Marechal Hermes e rua Belém. Também se posicionaram em pontos estratégicos na avenida Assis de Vasconcelos, como nos cruzamentos com a avenida Marechal Hermes e com as ruas Municipalidade, Gaspar Viana, Aristides Lobo, Manoel Barata.

Os bloqueios foram necessários para a garantir a segurança viária dos romeiros que participaram da trasladação, procissão que faz o percurso inverso ao do Círio, saindo da av. Magalhães Barata e seguindo rumo à Igreja da Sé.

Ordenamento – Já a Secretaria Municipal de Economia (Secon) fez um plantão de agentes para atuarem no ordenamento de trabalhadores informais no trajeto da procissão.

“A meta do órgão é garantir renda extra aos ambulantes, conciliada com a desobstrução das vias para que romeiros e turistas transitem livremente pelas áreas das procissões”, destacou o secretário Municipal de Economia, Apolônio Brasileiro.

Na procissão principal do Círio de Nazaré, que ocorrerá neste domingo, 8, vários serviços municipais estarão disponibilizados aos romeiros e visitantes da capital paraense.

Texto:

Fabricio Lopes

Colaboração:

Amanda Mardock

Veja também