“Eu venho agradecer todos os anos à Nossa Senhora pela cura da bacia, que quebrei há 13 anos. Em forma de agradecimento venho participar com a minha família da doação de água para os romeiros. Maria é a coisa mais maravilhosa que existe no mundo. Tô muito feliz”, disse emocionada, a devota Julieta Ciabra dos Santos, 81 anos, que chegou às 6h da manhã deste domingo, na esquina da travessa Quintino Bocaiúva para participar do Círio de Nazaré.
Nas primeiras horas deste domingo, 8, de outubro, as ruas de Belém foram inundadas por um mar de devotos, que percorreu o trajeto de 3.600 km, seguindo a berlinda com a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, desde a Catedral Metropolitana de Belém rumo à Basílica Santuário de Nazaré.
A romaria deste ano refletiu sob o tema: “Maria, cheia de graça, missionária da vida e da fé”, reuniu milhares de fiéis em agradecimento, devoção e pedindo a intercessão para alcançar graças.
A cearense Marcia Sousa, 40 anos, há poucos meses morando na capital, é vendedora de artigos religosos, participou do Círio acompanhada dos filhos Rafael Sousa, 14 anos, e Ana Letícia, 4 anos. “É o primeiro ano dela no Círio, eu fico toda arrepiada. É muito emocionante, pois eles são muito devotos. Em uma palavra o Círio se resume em fé”.
Fé e compromisso
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da festa mariana com os servidores públicos, secretários municipais, autoridades do estado e com ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, na sede da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), na avenida Nazaré.
“Quero desejar um feliz Círio a todos e todas. Estamos aqui com funcionários e autoridades, mas, o mais importante é vê esse povo reafirmando a sua fé, realizando a maior festa católica do mundo, afirmando Belém como uma cidade diferente, uma cidade que não se curva às dificuldades e que caminha sempre pra frente, como a procissão do Círio. Belém é isso, é fé, esperança, amor e construção de dias lindos e felizes”, ressaltou Edmilson Rodrigues.
Servicos públicos na romaria
Para garantir segurança e fluidez antes, durante e após a procissão, a Prefeitura de Belém disponibilizou os serviços das secretarias municipais de Saneamento, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Guarda Municipal de Belém e Defesa Civil.
Cerca de 80 agentes de trânsito e transporte atuaram distribuídos em diversos pontos no trajeto e no entorno da procissão.
Para este domingo, a Sesan garantiu a limpeza da cidade com 626 pessoas e 54 veículos e maquinários. Na coleta seletiva foram 82 catadores e sete veículos e maquinários.
Foram distribuidos 130 guardas municipais na Praça da República e Praça Santuário pelas transversais que fazem parte do percurso da grande romaria e em pontos estratégicos. O ônibus de videomonitoramento da GMB foi instalado na lateral da Basílica para suporte durante os dias da festividade com o monitoramento da Praça Santuário em tempo real.
Texto:
Joyce Assunção