Esquema de segurança viária municipal aos romeiros funciona positivamente na trasladação e Círio

Emoção e manifestações de muita fé e amor à Nossa Senhora de Nazaré marcaram o segundo Círio pós-pandemia neste domingo, dia 8 de outubro. A 231ª edição levou cerca de dois milhões de fiéis novamente às ruas para reverenciar a padroeira do povo paraense.

Para garantir a segurança viária desses romeiros, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), atuou na interdição dos acessos e das vias que compõem o trajeto da grande procissão, na orientação a condutores e romeiros e nos pontos de desvios de itinerários de linhas de ônibus. Um efetivo de 80 agentes de trânsito e de transporte foi destacado para atuar no domingo da grande procissão.

Pontos de bloqueio – As avenidas Magalhães Barata (14 de Março e Alcindo Cacela), Nazaré, Presidente Vargas, Marechal Hermes (a partir da Doca), Boulevard Castilhos França, Av. Portugal, Padre Champagnat estavam interditadas desde o sábado, 7, para a trasladação e só foram liberadas na medida que a procissão passava.

Para garantir que os romeiros chegassem de forma segura ao trajeto do Círio foi necessário bloquear os acessos para o trânsito, como a avenida Visconde (Doca) de Souza Franco, nos cruzamentos da avenida Marechal Hermes, da rua Belém e da avenida Governador José Malcher; a avenida Assis de Vasconcelos, nos cruzamentos das ruas Aristides Lobo, Ó de Almeida, Manoel Barata, 28 de Setembro e Gaspar Viana , e a travessa Piedade, no cruzamento da rua Municipalidade e da avenida Marechal Hermes.

O comerciário aposentado João Pantoja Monteiro considerou importante a atuação da Semob, no Círio. Ele e a esposa, a dona de casa, Lea Monteiro, foram do bairro da Pedreira para ver a passagem da Santinha. “É mais segurança para os romeiros. A caminhada está tranquila, está ótima, o clima está ajudando”, observou o aposentado.

Orientação – Um total de 60 agentes de trânsito atuam durante todo este domingo do Círio na procissão e, inclusive, no acesso ao Arraial de Nazaré, à noite, visto que a expectativa é o registro de grande demanda ao parque de diversão e à praça de alimentação, na visitação à Praça Santuário e à Basílica Santuário. Esse efetivo atua, nos pontos de bloqueio, na organização do trânsito para garantir a fluidez do entorno, na segurança viária dos romeiros e na orientação aos condutores sobre rotas alternativas.

A dona de casa Iraci Silva atravessou de forma segura num cruzamento da Assis Vasconcelos com a ajuda dos agentes da Semob, que organizavam o trânsito. “Está muito tranquilo caminhar”, disse a dona de casa, que veio de Icoaraci para ver a Santinha passar.

“Hoje é dia para homenagear Nossa Senhora e não para sofrer acidentes”, disse o vendedor Roberto Cruz, que caminhava ao lado da esposa, na Doca. “É muito agradável e seguro sem que precise se preocupar com os veículos”, disse o vendedor.

O casal bicolor estava de virada. Passou a noite na Basílica Santuário para comemorar o acesso do time deles. “Agora vamos ver a passagem da Santa”, disse a dona de casa Jucilene Souza. Ela e o marido, o padeiro Bruno do Vale, caminharam tranquilamente. “Fica mais amplo e mais seguro andar sem a presença de muitos veículos”, pontuou a dona de casa.

A comerciante Elisângela do Socorro Alves, distribuiu água, junto com a familia, aos promesseiros. Há oito anos ela estaciona sua caminhonete na Assis de Vasconcelos. “Por questões de segurança dos próprios romeiros, sempre preferi ficar aqui e não no trajeto do Círio”, contou. Segundo ela, a cada ano aumenta a quantidade e hoje, 8, foram distribuídos 7 mil copos de água. Neste ano, a Semob não permitiu carros de distribuição de água estacionados nas esquinas do trajeto da procissão para segurança dos romeiros.

Itinerário de ônibus – Vinte agentes de transporte orientaram motoristas e passageiros quanto à mudança temporária dos itinerários das linhas de ônibus, que trafegam nas vias interditadas para a procissão do Círio.

Os pontos de desvios e de orientação foram na avenida Visconde (Doca) de Souza Franco na esquina das avenidas Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos/28 de Setembro, rua Jerônimo Pimentel, e da avenida Governador José Malcher. Na avenida 16 de Novembro na esquina da rua João Diogo e da avenida Almirante Tamandaré.

“A operação foi tranquila “, avaliou o coordenador de Fiscalização e Vistoria Raimundo Rodrigues Neto. O trânsito na Doca e Marechal Hermes para o Ver-o-Peso foi liberado a partir de 10h30 da manhã.

Centro de controle – A Semob, assim como os demais órgãos de segurança, trabalharam de forma integrada no centro de controle e monitoramento, montado na travessa Quintino Bocaiúva. Na central, foi montada uma estrutura pela Secretaria de Segurança Pública (Segup), com câmeras de monitoramento.

Através da central, os agentes de segurança puderam visualizar todo o trajeto do Círio e qualquer coisa que acontecesse e caso fosse da responsabilidade da Semob, a situação seria repassada aos agentes de plantão, nos pontos operacionais ao longo do trajeto.

O coordenador de Trânsito da Semob, Isaías Reis informou que tudo ocorreu dentro da normalidade, sem intercorrências graves. “Algumas ocorrencias normais de trânsito, batidas com danos materiais, nada grave, o percurso do Círio foi garantido, a limpeza cem por cento, nenhum veículo na via. A Semob fez a remoção de um caminhão estacionado na Generalíssimo com a Nazaré para garantir a segurança dos romeiros”, pontuou o coordenador.

Por volta das 10h30 já estava na fase de limpeza e liberação o trânsito para o Ver-o-Peso. “A avaliação é positiva. Tudo ocorreu dentro da expectativa”, finalizou.

Texto:

Rosangela Gusmao