Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura atua no Recírio com a participação de vários órgãos no encerramento da festa nazarena

Segurança, ordenamento do trânsito e limpeza das vias foram os principais serviços oferecidos pela Prefeitura de Belém na última romaria da programação do Círio de Nazaré, a do Recírio, realizada nesta segunda-feira, 23, com a saída da imagem de Nossa Senhora para o Colégio Gentil Bittencourt, de onde sairá em 2024 para novas homenagens à padroeira dos paraenses.

Nas primeiras horas do dia, a Guarda Municipal de Belém (GMB) atuou no ônibus de videomonitoramento. Além disso, a GMB se fez presente também com cinco viaturas, oito motocicletas e 30 guardas municipais, que atuaram de maneira integrada com a Polícia Militar, que fizeram o patrulhamento de todo o percurso do Recírio e das ruas transversais.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) esteve responsável por todo o ordenamento do trânsito, com a participação de 16 agentes, cinco viaturas e duas motocicletas.

Na última romaria da programação do Círio 2023, correspondendo a um percurso de 800 metros, a Prefeitura garantiu ainda a limpeza da área por onde os romeiros prestaram homenagens à santa, desde a praça Santuário até o colégio Gentil. Para isso, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disponibilizou mais de 20 agentes de limpeza e dois caminhões de coleta de resíduos sólidos.

Devoção – “Para mim o Recírio é um momento de muita paz e agradecimento por um Círio maravilhoso que se passou”, disse durante a procissão a gestora ambiental Keylla Soares, que é natural de Manaus e reside em Belém há 40 anos.

Antes da procissão do Recírio houve missa campal na praça Santuário, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. Antecipando a cerimônia religiosa na Basílica Santuário, ocorreu a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, que só sairá seu altar novamente para a realização do Círio 2024.

Texto:

Fabricio Lopes

Redes Sociais