Bloqueios no trânsito garantiram segurança viária na romaria do Recírio nesta segunda-feira, 23

A última procissão do Círio é a mais curta com apenas 800 metros de percurso e a mais rápida. Foram 40 minutos de caminhada dos fiéis levando a imagem peregrina da Praça Santuário até o Colégio Gentil Bittencourt. O Recírio é a despedida da imagem da padroeira dos paraenses e marca o encerramento da festividade mariana.

Nesta segunda-feira, 23, milhares de devotos acompanharam a procissão. Antes, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré retornou ao Glória, no topo do altar da Basílica Santuário de Nazaré. Depois, houve missa na Praça Santuário e saída da Peregrina, por volta de 7h40, percorrendo a rua D. Alberto Gaudencio Ramos, avenidas Generalíssimo Deodoro, Nazaré e Magalhães Barata.

Para garantir a segurança viária ao longo do percurso da romaria, a Prefeitura de Belem, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), bloqueou as vias de acesso ao fluxo de veículos no entorno da Praça Santuário e desviou as linhas de ônibus que trafegam pelas Avenidas Nazaré e Magalhães Barata.

Bloqueios e desvios – Os acessos do percurso foram interditados na avenida Magalhães Barata, próximo ao Colégio Gentil; na avenida Nazaré, nos cruzamentos com a avenida Generalíssimo Deodoro, com a travessa 14 de Março; e na avenida José Malcher, com a Vila Leopoldina.

As linhas de ônibus tiveram seus itinerários desviados, temporariamente, pela tavessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt a destino. Já as linhas que acessam a Nazaré pela travessa Quintino Bocaiúva, seguiram direto pela avenida Gentil Bittencourt a destino.

Outra providência foi posicionar equipes nos locais de interdições e desvios de linhas de ônibus, para orientar o condutor, garantir segurança e fluidez do trânsito do entorno da área isolada.

Segurança viária – Os posicionamentos estratégicos dos agentes da Semob permitiu que os fiéis, logo cedo, pudessem caminhar com segurança até a Basílica e Praça Santuário, em vias que,costumeiramente, possuem um fluxo intenso de veículo.

“Muito bom aproveitar para andar nessas vias”, disse a auxiliar de administrativa, Maria Dalva Lopes da Silva Nascimento. Ela desceu do ônibus na José Malcher e caminhou tranquilamente até a Basílica Santuário para a missa do Recírio.

Maria Deuzarina Corrêa Cardoso aprovou as interdições. “Deu para caminhar com segurança”, destacou. A doméstica se posicionou na avenida Nazaré, na esquina com a Generalissimo, para ver a imagem da santa passar.

A autônoma Maria Vanilda Lobo do Vale e o filho Cauã, de 12 anos, não chegaram a tempo para acompanhar a missa do Recírio, mas, aguardavam a passagem de Nossa Senhora. “Chegamos aqui tranquilamente. Pouco trânsito e com a interdição do trajeto da romaria ficou mais seguro de andar”, pontuou.

Espetáculo Pirotécnico – A segurança e tranquilidade no acesso dos devotos à Praça Santuário e ao parque de diversão, bem como das pessoas que se concentraram para assistir ao espetáculo de encerramento do Círio, foi garantida também pela Semob, na noite do domingo, 22, com os bloqueios nos acessos à Praça Santuário e Arraial de Nazaré.

Agentes de trânsito bloquearam parcialmente a avenida Nazaré, com a travessa Quintino Bocaiúva, e fecharam totalmente o cruzamento da avenida Nazaré com a avenida Generalíssimo Deodoro. A Vila Leopoldina foi bloqueada para veículos na esquina com a avenida José Malcher.

Os desvios das linhas de ônibus que circulam pela avenida Nazaré foram feitos pela travessa Rui Barbosa, seguindo pela avenida Gentil Bittencourt, a destino. Já os que acessam a Nazaré, pela travessa Quintino Bocaíuva, seguiram direto pela Gentil Bittencourt, a destino.

Avaliação positiva – A operação Círio da Semob foi intensa, como todos os anos, de acordo com o coordenador de Trânsito Isaias Reis. “Conseguimos dar apoio a todas as procissões e eventos programados pela diretoria da festividade”, afirmou.

“Podemos avaliar como excelente todas as atividades relacionadas com o Círio 2023. Não poupamos esforços para garantir a segurança, em cada procissão. Nossos agentes trabalharam em escala extraordinárias, sempre com o objetivo de garantir a segurança viária e a a fluidez nas vias onde sofreram intervenções”, avaliou.

Texto:

Rosangela Gusmao