Moradores de Canudos recebem emissão de cartões Passe Fácil em ação social, neste sábado, 11

• Atualizado há 1 ano ago

A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendencia Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), participou, na manhã deste sábado, 11, da ação social, promovida pelo Centro Social Santo Agostinho, em Canudos. A ação contou com a prestação de serviços à comunidade.

A Semob disponibilizou atendimento de emissão de cartões Passe Fácil de meia-passagem, Sênior, Especial e credencial para vaga de estacionamento para idoso e PCD, gerenciados pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Belém (Setransbel).

Descentralização – Para a coordenadora da Coau, Patrícia Ellen da Conceição, é muito importante a participação da Semob nessas ações promovidas nas comunidades, pois, vão ao encontro de iniciativas da autarquia, que visam descentralizar os serviços prestados pelo órgão e aproximá-los mais ainda dos moradores dos bairros.

“Garante o acesso facilitado aos usuários do sistema de transporte por ônibus, que possuem o direito ao benefício e muitas vezes, por qualquer motivo, não conseguem se deslocar aos nossos postos de atendimento para solicitar o serviço “, pontuou a coordenadora.

Direito garantido

O trabalhador da construção civil , Francisco Souza Pinheiro completou 60 anos no início de novembro e aproveitou a oportunidade para solicitar o Cartão Sênior. “É um direito do cidadão com idade a partir dos 60 ter o passe livre. Então, porque não tirar? É um documento importante, pois, nos garante a gratuidade no transporte”, afirmou, considerando que paga passagem inteira todos os dias. “Já vou economizar”.

“O atendimento foi rápido e tranquilo e ainda dá tempo de fazer o supermercado”, contou. O que o Francisco não sabia que ele também poderia solicitar a credencial de vaga para estacionamento, já que ele tem habilitação e possui automóvel. Correu para completar a documentação e conseguiu solicitar a credencial. “Que ótimo, consegui atendimento para dois benefícios que são diretos adquiridos depois que completei 60 anos, semana passada”, comemorou.

Acesso facilitado

“Moro perto, praticamente no quintal da igreja. Completei 60 anos em agosto e ainda não havia solicitado o cartão Sênior porque a minha semana é corrida e fica complicado o deslocamento para a Aldeia Cabana”, contou a dona de casa Iracirene Conceição de Souza.

A dona de casa aprovou a ação oferecida pelo centro social e o acesso aos serviços da Semob. “Muito bom. Pude solicitar a carteira do idoso e num sábado. Facilitou bastante”.

Mão na roda – “Tenho 61 anos e ainda não tirei a carteira do idoso porque faltava essa oportunidade”, disse a dona de casa Raimunda Silva. Segundo ela, é muito complicado o deslocamento para o posto na Aldeia Cabana.

Ela e o marido, o bancário aposentado Jorge Silva, de 66 anos, aproveitaram a ação para solicitar esse serviço. “O atendimento foi bom, próximo de casa e ainda num sábado. É mão na roda”, observou a dona de casa.

Texto:

Rosangela Gusmao

Veja também