Como parte da programação do Maio Amarelo, mês de conscientização e prevenção a sinistros de trânsito, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou na manhã da quinta-feira, 16, uma ação educativa com foco em orientar os pedestres a realizar a travessia segura.
A atividade ocorreu na av. Senador Lemos com a Passagem Mucajá. Local com muita movimentação de pessoas que atravessam a avenida para chegar ao ponto de parada de ônibus ou para deixar as crianças na escola municipal, localizada no cruzamento.
Orientação – Foram cerca de 230 abordagens realizadas pela equipe de educação para o trânsito da Semob. Durante as orientações, foram reforçadas as atitudes seguras para pedestres e ciclistas e a importância de andar e pedalar com atenção, respeitando o espaço do outro para evitar sinistros.
Os pais, responsáveis e alunos que aguardavam o momento de entrar na Escola Municipal Maria Luiza Pinto Amaral escutaram com atenção as informações que a equipe de educação para o trânsito transmitiu e aprovaram a ação realizada tão próximo à escola. “O trânsito é complicado, e eles [crianças] têm que saber se proteger e ter cuidado. É muito importante o trabalho de vocês aqui pra orientar”, disse a dona de casa Sílvia Sarmanho, que deixa a neta Wendy, na escola todos os dias.
Segundo a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro, os pedestres foram orientados “a manter a atenção ao atravessar a rua usando a faixa, esperar o semáforo fechar para os veículos e segurar no pulso das crianças para evitar que corram para a rua”. Apesar do foco da segurança dos pedestres, os ciclistas que pedalavam pela avenida também receberam orientações, como descer da bicicleta para atravessar na faixa de pedestre e seguir de forma segura pela ciclofaixa.
O aposentado Rodolfo Ramos gostou da ação educativa e agradeceu aos agentes pelas orientações. Ele comentou que já viu muitas irregularidades dos condutores, especialmente motociclistas, e diz que muitos não respeitam os pedestres. Segundo o aposentado, os condutores estudam para tirar a carteira de habilitação, mas na prática são imprudentes. “Essa ação aqui tá nota dez, as orientações são muito boas. Tomara que a partir de agora, todos tenham um pouco mais de respeito, todos são pedestres em algum momento”.
Os agentes de educação também distribuíram adesivos do movimento Maio Amarelo e material informativo para reforçar sobre os direitos e deveres dos pedestres e ciclistas na segurança viária, contribuindo para o direito de todos os cidadãos de ir e vir com segurança.
Maio Amarelo – É um movimento nacional e internacional de mobilização e conscientização para redução de sinistros no trânsito. A campanha busca envolver a participação da população, empresas, governos e entidades para conscientizar pedestres, ciclistas, condutores e passageiros do alto índice de mortos e feridos no trânsito, propondo medidas educativas para redução dessas estatísticas.
Neste ano, o tema do movimento é “Paz no trânsito começa por você” e será trabalhado durante as ações educativas para reforçar o comprometimento que a sociedade deve ter para a diminuição de sinistros, criando consciência e adotando hábitos mais seguros no trânsito.
Texto:
Amanda Mardock