Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Ciclistas recebem orientação educativa sobre segurança no trânsito na travessa Alferes Costa

Em continuidade à programação do Maio Amarelo, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), realizou na manhã desta sexta-feira, 17, uma ação educativa na ciclofaixa da travessa Alferes Costa, próximo da Escola Municipal Salesiana do Trabalho, no bairro da Sacramenta, com orientações sobre segurança viária.

A equipe de Educação para o Trânsito, da Semob, abordou cerca de 110 ciclistas, orientando sobre como trafegar com segurança e atenção, utilizando as ciclofaixas ou ciclovias, e, na ausência desses espaços, utilizar de forma correta o acostamento, por exemplo, sempre trafegar na mão da via e nunca na contramão.

Durante as abordagens, os educadores também distribuíram material informativo, adesivos da campanha do Maio Amarelo e coletes refletivos, que facilitam a visibilidade dos ciclistas, principalmente no período noturno, garantindo mais segurança.

Sinalização nova
A travessa Alferes Costa foi escolhida para a ação devido à implantação da ciclofaixa que ocorreu recentemente, por meio do projeto de readequação da sinalização viária vertical e horizontal que a via recebeu este ano, no trecho entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Miranda, seguindo todas as diretrizes previstas no Manual Brasileiro de Sinalização Viária do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a fim de tornar a via mais segura para todos os usuários.

Respeito ao espaço dos ciclistas
O aposentado João Bosco ouviu as orientações atentamente e fez questão de já usar o colete refletivo, entregue pelos educadores. Para ele, que é ciclista há muitos anos, o maior obstáculo é a falta de respeito aos espaços destinados aos ciclistas. “Nós temos muita dificuldade porque as pessoas colocam o carro no meio da faixa do ciclista, todo dia, ficando ruim pra gente trafegar. O pior é que quando a gente questiona os motoristas, eles ainda acham que estamos errados”, relatou.

Apesar da correria para o trabalho, a entregadora Luane Cristian parou para receber as orientações da equipe de educação para o trânsito e comentou sobre a importância da ação. “Essas ações ajudam muito, principalmente aqui na frente da escola, porque muitos motoristas fazem o retorno em cima da faixa de pedestre para ir embora, invadem a ciclofaixa e não param, mesmo quando as crianças fazem sinal para atravessar”, frisou.

Maio Amarelo – É um movimento nacional e internacional de mobilização e conscientização para redução de sinistros no trânsito. A campanha busca envolver a participação da população, empresas, governos e entidades para conscientizar pedestres, ciclistas, condutores e passageiros do alto índice de mortos e feridos no trânsito, propondo medidas educativas para redução dessas estatísticas.

Como parte do movimento, a Prefeitura de Belém desenvolve diversas ações ao longo deste mês, com o objetivo de colocar em pauta a questão da segurança viária. Neste ano, o tema do movimento é “Paz no trânsito começa por você” e será trabalhado durante as ações educativas para reforçar o comprometimento que a sociedade deve ter para adotar hábitos mais seguros no trânsito e contribuir com a redução de sinistros.

Texto:

Lírio Moraes

Redes Sociais