A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o Shopping Pátio Belém, deu continuidade à programação do Maio Amarelo com uma ação educativa realizada nesta quinta-feira, 23, para conscientizar sobre o respeito e uso devido das vagas especiais de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PCD).
Respeito e Educação – Tanto nas vias públicas quanto em estabelecimentos privados, como shoppings e supermercados, é direito do idoso e da pessoa com deficiência ter acesso às vagas exclusivas de estacionamento. No entanto, tem se tornado costumeiro observar condutores que não tem esse direito fazendo uso indevido desses espaços.
A equipe de educação para o trânsito da Semob orientou o público do shopping sobre a importância de ter a credencial, alertando sobre o uso indevido das vagas especiais de estacionamento para gerar uma mudança no comportamento dos cidadãos, além de conscientizar os condutores sobre o respeito a estas vagas.
Credencial – Mesmo o cidadão que tem direito a estas vagas especiais é obrigatório ter a credencial de estacionamento e fixá-la no parabrisa do veículo. Dessa forma, o agente de trânsito, pode identificar se o condutor pode ou não fazer uso da vaga para que possa tomar as providências previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
“Nossa equipe conseguiu esclarecer dúvidas, principalmente entre as pessoas que têm o direito de usar a vaga especial, mas que ainda não tinham a credencial e puderam ser orientadas. Algumas aproveitaram para emitir o documento durante a ação mesmo”, explicou a chefe de Divisão de Educação para o Trânsito (CDET) da Semob, Tatiane Pinheiro.
O casal Eliana e Raimundo Lopes ficou animado de poder emitir suas credenciais. “É uma questão de respeito à lei. Sempre buscamos agir certo e agora já estamos na idade e podemos ter a credencial”, pontuou Eliana.
Para o casal, a ação educativa é essencial para buscar conscientizar as pessoas a respeitarem as vagas, pois um dia elas também terão direito de usá-las. “Enquanto a gente não tinha idade suficiente, a gente não usava aquela vaga especial, porque naquele momento não era nosso direito. Então, a gente acha essa conscientização muito importante pra melhorar o nosso dia a dia no trânsito”, reforçou Raimundo.
Além das orientações, os fequentadores do shopping também contaram com distribuição de material educativo e informativo sobre os postos de atendimento para a emissão da credencial de estacionamento e a documentação necessária e receberam adesivos de adesão a campanha Maio Amarelo.
Emissão da credencial – Agregando à ação educativa foi realizada também, a emissão de credencial de vagas de estacionamento para idoso e pessoas com deficiência. O serviço foi realizado pela Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (Coau) da Semob.
“A ação é uma forma de orientar e disseminar a informação sobre o uso obrigatório da credencial para ter acesso às vagas especiais, especialmente em um local com muita movimentação, como é o caso do shopping. Isso dá comodidade e tranquilidade ao usuário”, afirma Patrícia Ellen Conceição, coordenadora da Coau.
Paulo Lopes foi buscar seu direito à credencial para ter mais comodidade ao precisar estacionar o carro. “Agora posso ficar tranquilo ao estacionar o carro na vaga do idoso. Isso é muito bom, vai ajudar bastante”, disse.
Caio Lopes acompanhou Paulo, seu pai, durante o atendimento e aproveitou para esclarecer suas dúvidas com relação à credencial, já que usa o carro para transportar o pai. “O atendimento foi muito bom, bem rápido”, elogiou.
Texto:
Amanda Mardock