Até a próxima sexta-feira, 21, ocorre em Belém a 117° Reunião do Fórum Nacional de Secretários, Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana, evento organizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e WRI Brasil na busca de tratar de assuntos referentes ao sistema nacional de transporte e trânsito nas áreas urbanas do país.
A mesa de abertura do evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, no auditório do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura de Belém, e contou com a presença de dirigentes e especialistas na área do trânsito e mobilidade urbana das cidades brasileiras, empresas do segmento, Superitendência de Mobilidade Urbana de Mobilidade de Belém (Semob) e do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anfitrião do encontro.
“Todos os gestores e empresas que desenvolvem trabalhos relativos ao sistema transporte e trânsito estão aqui organizando e patrocinando um debate de altíssimo nível fundamentado tecnicamente. Belém recebe o Brasil ao que diz respeito ao trânsito e transporte e, naturalmente, isso deixa um legado para nós”, pontuou o prefeito Edmilson durante a abertura do Fórum.
Ao longo dos três dias de evento vão ocorrer diversos debates e reuniões para destacar os gargalos e dificuldades apresentados pelo setor e, ao mesmo tempo, apresentadas propostas de soluções referentes à mobilidade urbana no Brasil. A interlocução com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a revisão do Código de Trânsito do Brasil também é alvo do encontro.
Troca de experiência – “O principal objetivo do Fórum é justamente apresentar experiências exitosas de outras cidades para Belém, assim como mostrar o que a capital paraense tem na área de mobilidade urbana de mais importante para contribuir nacionalmente. É uma troca de experiências entre os participantes do evento, uma reunião onde um tenta ajudar o outro trazendo suas experiências”, explicou o secretário executivo da ANTP, Alexandre Rocha Resende.
É importante lembrar que nos Fóruns têm sido tratados proposições que são discutidas e encaminhadas a instancias de governo – executiva ou legislativa, que obtiveram sucesso, como a expressiva participação na elaboração da Lei 9.503, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro, na criação do Vale Transporte, na capacitação de gestores municipais, na aprovação da Lei da Mobilidade Urbana, dentre outras bandeiras de luta.
Atualmente, o Fórum Nacional de Secretários , Secretárias e Dirigentes de Mobilidade Urbana é composto por 346 cidades brasileiras. Uma delas é Curitiba, capital do Estado do Paraná. “O Brasil é tão grande, as diferenças regionais são muitas, por isso a necessidade dessa troca de experiências entre Sul, Norte, Nordeste e Centro Oeste. Isso é muito importante para compreendermos e levarmos alguns apelos ao Governo Federal em busca de soluções da mobilidade urbana”, destacou a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosângela Battistella.
Texto:
Fabricio Lopes