Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Belém receberá mais de 1600 árvores com obras do BRT

LANÇAMENTO DAS OBRAS DO BRT DA RODOVIA AUGUSTO MONTENEGROA capital paraense receberá mais de 1600 árvores em decorrência das obras do BRT Belém, na Avenida Augusto Montenegro. A medida será tomada para compensar a retirada de 553 árvores que estão ao longo da via, no trecho de obra que vai do Entroncamento até o Mangueirão, realizado pela Prefeitura Municipal de Belém.

A retirada das árvores será necessária para dar andamento às obras. “A Prefeitura de Belém fará o plantio de mais de 1600 árvores somente na primeira fase da segunda etapa das obras do BRT. Ao final do projeto, Belém receberá mais de três mil árvores. Essas árvores são fundamentais para compor o projeto do BRT, que tem objetivo de mobilidade urbana e juntamente com isso, o ordenamento da área, sendo a arborização um componente fundamental”, explica o titular da Semma, Deryck Martins.

A recomendação da Lei Ambiental diz que a cada árvore suprimida, uma outra seja plantada em seu lugar, mas a PMB faz o triplo disso: a cada árvore retirada, três serão plantadas. O caso do BRT é um exemplo dessa prática.

“A população pode ficar tranquila que não haverá déficit de arborização, pelo contrário, teremos um acréscimo de árvores tanto para aquela localidade, quanto para o município de Belém como um todo. E como forma de compensação ambiental também será investido o valor de R$ 1.170.000,00 que serão destinados para o plantio de novas árvores em Belém”, completa o titular da Semma.

Deryck Martins explica ainda outras vantagens que o plantio das árvores trará para a população. “A partir do momento em que tivermos a nova composição da arborização do local, ela representa uma série de benefícios, tais como a diminuição da temperatura local, já que a sensação térmica diminui  quando você tem uma massa verde. Temos também a diminuição na dispersão de gás carbônico. Então as árvores funcionam como filtros para os gases que chegam até a população, bem como a própria poluição sonora, pois  essa massa verde ajuda a diminuir a emissão sonora”, conclui.

Além do plantio de mais de 1600 árvores das espécies Pau Preto, Chapéu de Napoleão, Mangueira, Andira Uxí, entre outras, a via passará por um projeto de paisagismo.

Texto: Ana Paula Azevedo
Foto: Oswaldo Forte
Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA)

Redes Sociais