Prefeituras trabalham na construção de um gerenciamento de transporte público metropolitano

Sem DescriçãoNo próximo dia 29, prefeitos e secretários de transporte da Região Metropolitana de Belém estarão juntos para assinar um termo de cooperação técnica sobre a gestão do transporte metropolitano. A decisão surgiu após o primeiro encontro de gestores de transporte público da RMB, realizado na última quinta-feira, 21, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Durante o encontro foram debatidas questões relacionadas às dificuldades de compartilhamento de informações e de organização das linhas que trafegam entre diversos municípios.

Estiveram presentes à reunião, organizada pela Prefeitura de Belém, via Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), secretários municipais de transporte de Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Izabel, além de representantes do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM), o secretário municipal de Saneamento de Belém  e diretores do Setrans-Bel. Apenas o município de Santa Bárbara não enviou representantes.

O encontro começou com uma apresentação do sistema BRT Belém, que vai impactar em uma mudança no tráfego de veículos da RMB na capital. A superintendente da Semob, Maisa Tobias, detalhou como funcionará todo o sistema, compartilhando com os gestores as informações apresentadas à população na última audiência pública realizada neste mês de maio.

“Estamos compartilhando todos os dados do projeto BRT de forma transparente, para receber colaborações e para que todos entendam o trabalho que estamos fazendo agora para preparar o sistema a esta nova realidade que passará a vigorar em 2016”, destacou Maisa. Os secretários de transporte também puderem perceber quanto é preciso avançar na construção de um transporte de fato metropolitano e integrado.

“Atualmente as demais secretarias não fazem o repasse de informações cadastrais de suas frotas à Semob e isso gera uma inconsistência no banco de dados. As secretarias também não realizam vistorias na frota, contrariando o regulamento do serviço, além de fornecerem autorização para licenciamentos sem a exigência do seguro de responsabilidade civil, o que não pode ocorrer. Falta aos municípios, também, criar canais de comunicação com o usuário do sistema”, enumerou o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

Segundo o diretor geral da Semob a proposta do órgão é aprimorar e unificar os instrumentos regulamentares, e para isso, será necessário instituir processo de fiscalização em cada município, com ênfase na melhoria, aplicar penalidades nos termos da legislação, implantar bancos de dados da operação e que os municípios façam a remessa imediata dos dados dos veículos autorizados a circular para acompanhamento da Semob

Em nome dos demais municípios, o secretário de Ananindeua, Ítalo Mácola Júnior, destacou a importância de Belém capitanear essa centralização de informações da gestão do serviço de transporte público metropolitano.

“Chegou o momento de tomarmos como exemplo a gestão de Belém, nada melhor do que se espelhar em quem já deu certo. Nós, que estamos nas cidades vizinhas, temos que olhar e entender este passado, mas também somos nós que entendemos a nossa realidade. Em Belém, ninguém sabe o que vive o Icuí, o Paar e o Aurá”, disse, destacando que as prefeituras não podem mais ficar alheias ao que se planeja para o futuro do transporte na RMB. “O BRT vai ficar bonito e se a gente não se integrar, a gente vai ficar de fora desse sistema de transporte moderno que trará benefícios para todos nós”, destacou.

*Fotos: Uchôa Silva e José Lucas Neves

Texto: Esperança Bessa
Foto: José Lucas Neves
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)