Prefeitura realizará intervenções para melhoria do trânsito em Belém

?????????????????????????????????????????????????????????????????Para melhorar o trânsito e dar mais fluidez nas principais via da cidade, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), planejou uma série de projetos que serão executados em parceria com as Secretarias Municipais de Urbanismo (Seurb), de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma), com obras já programadas para começar na próxima semana. Serão pequenas obras de reorganização de canteiros, calçadas e de sinalização que, de baixo custo, irão gerar grandes efeitos na melhoria do tráfego.

As intervenções se iniciam em alguns dos principais corredores de tráfego da cidade, como a Travessa 14 de Março, que receberá nova sinalização e passará a ter três faixas desde a João Balbi até Bernal do Couto, uma alternativa a mais de escoamento para o grande fluxo de veículos na área. Outra mudança acontecerá na Pedro Álvares Cabral, no sentido bairro–centro, onde um retorno será reativado para entrada na Almirante Wandelkok, evitando que o motorista faça um grande retorno pela Visconde de Souza Franco e visando coibir o retorno irregular no final da Pedro Álvares Cabral com Visconde de Souza Franco. Além disso, na própria Visconde de Souza Franco será estabelecida a direita livre para quem deseja acessar a Pedro Álvares Cabral, algo já praticado por muitos motoristas, porém não regulamentado e, portanto, uma infração de trânsito.

“São pequenas intervenções que estão sendo feitas em uma parceira das secretarias e órgãos, mas que trarão grandes ganho para a cidade. O objetivo é garantir melhor escoamento das principais vias e democratizar o trânsito”, explica a titular da Semob, Maisa Tobias.

Ainda na 14 de Março será feita a retirada de um obstáculo central na via que impede que os motoristas que vêm na Conselheiro Furtado dobrem nas duas pistas da via, o que acaba congestionando a faixa da direita. “Este obstáculo é herança de quando a via era de mão dupla neste trecho e lá ficou. Vamos fazer o ajuste”, explica Thalles Belo, que responde pela diretoria de Trânsito da Semob e está coordenando este projeto.

Outro ajuste como este acontecerá na Praça Eneida de Moraes, com uma intervenção que facilitará o escoamento para o motoristas que vêm na Bernal do Couto rumo à Pedro Miranda. “Desde que a Bernal do Couto foi transformada em sentido único, a pista da esquerda sofre um estreitamento após a Alcindo Cacela, passando de quatro pistas para apenas três e congestionando o tráfego em frente à Unama. Vamos corrigir isso fazendo um pequeno recuo na ponta do canteiro da Praça Eneida de Moraes”, detalha Thalles.

Em breve

A previsão é que outros ajustes como estes aconteçam na avenida Almirante Barroso, onde serão implementados binários nas travessas Humaitá e Vileta, e na Lomas Valentina e Angustura, colocando cada via em um sentido único. Na travessa Quintino Bocaiúva, a sinalização também chega para implementar três faixas, desde a rua dos Mundurucus até a avenida Nazaré. Essa implementação exigirá a redução das jardineiras na esquina com a Braz de Aguiar, para que a terceira faixa seja implementada. Na avenida Marechal Hermes, haverá o remanejamento da parada de ônibus que fica no início da via, próximo à Visconde de Souza Franco, para perto da área de desembarque do Terminal Hidroviário de Belém, e o local ainda ganhará mais um abrigo, para dar conta do grande volume de pessoas em busca de transporte público em horários de pico de chegada e saída dos barcos.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo – Oswaldo Forte / João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)