Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Secretários de Transporte da RMB debatem Acordo de Cooperação Técnica

57865_157485Uma reunião realizada na tarde desta sexta–feira, 29, na sede da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em Belém, discutiu o Acordo de Cooperação Técnica entre prefeitos e secretários de Transporte da Região Metropolitana de Belém, visando debater questões relacionadas às dificuldades de compartilhamento de informações e de organização das linhas que trafegam entre diversos municípios. A decisão surgiu após o primeiro Encontro de Gestores de Transporte Público da RMB, realizado no último dia 21, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

Estiveram presentes à reunião, organizada pela Prefeitura de Belém, via Semob, secretários municipais de transporte de Ananindeua, Marituba e Santa Bárbara, além de representantes do Núcleo de Gerenciamento do Transporte Metropolitano (NGTM). A reunião debateu tópicos da proposta de Acordo de Cooperação Técnica, que irá definir regras bem estabelecidas para as linhas que trafegam entre diversos municípios.

Atualmente as demais secretarias não fazem o repasse de informações cadastrais de suas frotas à Semob e não realizam vistorias na frota. “O município de Santa Bárbara, por exemplo, não tem condições de resolver sozinho as questões das frotas de ônibus de lá. É preciso um trabalho conjunto em prol do usuário”, disse o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

“São quase 2 mil ônibus, a maioria são metropolitanos, e a distribuição tem que ser justa entre os municípios, para atender toda a população. Ainda utilizando o município de Santa Bárbara como exemplo, tivemos recentemente o caso de uma comunidade que queria ser atendida por uma linha nova, o que seria impossível porque demandaria mais veículos, sobrecarregaria o sistema e não iria resolver o problema da comunidade. Conversamos com o secretário de Santa Bárbara e, num trabalho conjunto, ele ‘esticou’ uma linha já existente para que chegasse até essa comunidade. Assim foi resolvida a questão”, exemplificou a superintendente da Semob, Maisa Tobias.

Após analisar ponto a ponto as cláusulas do Acordo, ficou acertado que no próximo dia 9 de junho, às 14h, na sede da Semob, haverá um novo encontro, para se fechar o documento, que será posteriormente assinado pelos prefeitos. “Esse documento irá formalizar uma atividade que a Semob já faz, de gerenciamento do transporte metropolitano que entra em Belém. Teremos controle maior da operação e será definido os direitos e deveres de cada município, o que dará maior tranquilidade a todos para trabalhar e ganha também o passageiro, que tem seus interesses mais assistidos”, afirmou Maisa.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Samdy Mendes/ Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais