O prefeito Zenaldo Coutinho visitou na manhã desta terça-feira,09, o canteiro de obras do terminal de integração Mangueirão que faz parte da segunda etapa do BRT Belém. Acompanhado do secretário municipal de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, e de técnicos responsáveis pelas obras, o prefeito vistoriou também os serviços de drenagem e pavimentação que estão sendo realizados na Avenida Augusto Montenegro.
Com 91 mil metros de largura e 400 de comprimento, o terminal de integração terá capacidade de receber milhares de usuários trafegam diariamente na avenida, principalmente em dias de jogos “O terminal foi pensado para atender a todos que usam a Augusto Montenegro. Em horas de pico ele terá uma grande funcionalidade. Possuirá uma grande galeria subterrânea com escadas de acessibilidade e também elevador para os passageiros. É nessa galeria que o passageiro vai decidir a plataforma que ele deve usar, o ônibus que vai pegar. Terá uma mega estrutura capaz de recepcionar uma grande quantidade de pessoas”, explicou.
Ainda de acordo com Zenaldo, além de agilizar a vida do paraense que precisa atravessar a cidade todos os dias, o BRT trará benefícios também ao paisagismo na área de abrangência da obra. “Na próxima quarta-feira já começaremos a fazer a arborização do entorno. Ou seja, vamos repor três árvores a cada uma que foi retirada no inicio desta etapa. Começaremos aqui na região próxima ao Mangueirão. Vamos implementar ciclovias e calçadas totalmente novas, bem como a iluminação pública”, disse o prefeito de Belém.
As estações do BRT serão implantadas ao longo das Avenidas Augusto Montenegro e Almirante Barroso. De acordo com Zenaldo, a prefeitura estará lançando em breve o processo licitatório já apresentado em audiência pública. “Já compartilhamos o projeto com diferentes entidades e instituições. Agora estaremos lançando esse processo licitatório para dizer como é que tudo vai funcionar, quem vai trabalhar nas linhas alimentadoras, ônibus convencionais”, afirmou.
Segundo o secretário de Urbanismo, Adinaldo Oliveira, a construção do BRT consiste também em um conjunto de obras na Avenida Augusto Montenegro. “Essa segunda etapa tem previsão para ser entregue à população em dezembro desse ano. Até o terminal do Mangueirão a obra custará 48 milhões. Já iniciamos os serviços de drenagem na Augusto Montenegro. Estamos com duas frentes de trabalho e até semana que vem a nossa expectativa é apresentar à população uma terceira, que consiste no pavimento rígido do BRT”, declarou Adinaldo.
“A estrutura já está definida sobre as obras de drenagem, pavimentação, preparação da via. Estamos superando entraves. É um processo que não é simples. O nosso cronograma é um pouco apertado, ainda mais quando você pega algo que estava desorganizado. Os projetos já estão em andamento. Ou seja, vai avançar e rapidamente. Faço questão de vir acompanhar a obra, ver de perto o que está acontecendo. Por isso estou aqui cobrando o andamento desse serviço”, concluiu Zenaldo Coutinho.
A conclusão dos 13 km de obras que compõem a 2ª etapa que vai do Entroncamento ao Mangueirão é até dezembro. Já a previsão para a conclusão final das obras do BRT Belém que vai do Entroncamento até Icoaraci é de 18 meses.
Texto: Edson Oliveira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)