Trafegar na faixa exclusiva para ônibus se tornou infração gravíssima

• Atualizado há 9 anos ago

Zemanta Related Posts ThumbnailA punição para os motoristas que forem flagrados trafegando em faixas exclusivas para ônibus vai ficar mais cara. Desde o último dia 31 de julho foi publicado no Diário Oficial da União uma mudança no Código Brasileiro de Trânsito que transforma esse tipo de infração em gravíssima. Agora, o valor da multa é de R$ 191,54, além de o condutor perder sete pontos na carteira.

Por enquanto, a cidade de Belém só possui um a faixa exclusiva que é a da Almirante Barroso, que tem 5,9 km de faixas exclusivas para ônibus em dois sentidos e que funciona como via expressa, e por esse motivo, a infração não é tão expressiva em termos estatísticos.

“A infração acontece principalmente em horários de pico ou quando há algum acidente na via mas o Código de trânsito Brasileiro é claro quanto a proibição e todo condutor habilitado deveria ter conhecimento da proibição , além disso a Almirante Barroso possui sinalização informando sobre a existência da via expressa. As pessoas costumam invadir a faixa expressa para fazer o retorno irregular na via nos cruzamentos, mesmo diante das placas informando que a conversão é proibida mas a atitude é insegura e já gerou acidentes graves”, explica Pedro Paulo Oliveira, coordenador de fiscalização no trânsito da SeMOB.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também