Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Trafegar na faixa exclusiva para ônibus se tornou infração gravíssima

Zemanta Related Posts ThumbnailA punição para os motoristas que forem flagrados trafegando em faixas exclusivas para ônibus vai ficar mais cara. Desde o último dia 31 de julho foi publicado no Diário Oficial da União uma mudança no Código Brasileiro de Trânsito que transforma esse tipo de infração em gravíssima. Agora, o valor da multa é de R$ 191,54, além de o condutor perder sete pontos na carteira.

Por enquanto, a cidade de Belém só possui um a faixa exclusiva que é a da Almirante Barroso, que tem 5,9 km de faixas exclusivas para ônibus em dois sentidos e que funciona como via expressa, e por esse motivo, a infração não é tão expressiva em termos estatísticos.

“A infração acontece principalmente em horários de pico ou quando há algum acidente na via mas o Código de trânsito Brasileiro é claro quanto a proibição e todo condutor habilitado deveria ter conhecimento da proibição , além disso a Almirante Barroso possui sinalização informando sobre a existência da via expressa. As pessoas costumam invadir a faixa expressa para fazer o retorno irregular na via nos cruzamentos, mesmo diante das placas informando que a conversão é proibida mas a atitude é insegura e já gerou acidentes graves”, explica Pedro Paulo Oliveira, coordenador de fiscalização no trânsito da SeMOB.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Ascom Semob
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais