Prefeitura de Belém apresenta resultados da Operação Verão 2015

Sem DescriçãoOs órgãos de fiscalização e segurança pública da Prefeitura de Belém apresentaram na tarde desta terça-feira, 04, na sede da Guarda Municipal (GMB), os resultados das ações realizadas durante todo o mês de julho na capital e nos distritos.

A Operação Verão, como foi denominada, iniciou no dia 03 de julho e teve o fechamento no último domingo, 02 de agosto.  O esquema operacional contou com a integração dos órgãos municipais e estaduais e objetivou garantir segurança, ordenamento, saúde e lazer para que os veranistas pudessem apreciar com tranquilidade o período de férias escolares.

“Estamos prestando contas à população de Belém das ações realizadas na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho com resultados positivos. Esse balanço progressivo deve-se ao esforço da integração dos órgãos municipais, que se uniram em prol de beneficiar a sociedade”, declarou o secretário municipal de Economia, Fábio Lucas Moreira.

Entre os entes municipais envolvidos – e que deram cobertura tanto na capital quanto nas agências distritais de Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci – estavam as Secretarias Municipais de Economia (Secon), Meio Ambiente (Semma), Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Saúde (Sesma), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

De acordo com a agência distrital de Mosqueiro, com base em dados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, nos dois primeiros finais de semana de julho, a ilha recebeu aproximadamente 300 mil visitantes, “e este número chegou a dobrar os dois últimos finais de semana. Por isso, o apoio dos órgãos da prefeitura de Belém foi fundamental para proporcionar segurança e ordem no distrito”, relatou o chefe de gabinete da agência distrital de Mosqueiro, Éder Cardoso.

Segurança

A Guarda Municipal de Belém (GMB) colocou à disposição 180 homens em Mosqueiro, 50 em Icoaraci e 40 em Outeiro, além dos 711 guardas em atividade na capital durante o mesmo período de julho. O reforço na segurança pública resultou em 12.366 abordagens de pessoas, quase 50% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, em toda capital e distritos, 315 carros e 160 motos foram recolhidos pela Guarda Municipal com o apoio da Semob, que na Operação Verão contou com o efetivo de 10 agentes ao longo da semana e 12 nos finais de semana, atuando na organização e fiscalização dos pontos críticos de Mosqueiro, como Paraíso, Vila, Chapéu Virado e Ponte Cajueiro.

Transporte e trânsito

A Semob garantiu, também em todos os finais de semana, o reforço da frota de ônibus para os balneários de Mosqueiro e Outeiro, além de aumento do número de viagens de barco para Cotijuba. A fiscalização acontecia às sextas, sábados e domingos com quatro agentes fixos diariamente no terminal de São Brás e no terminal de Mosqueiro, Três agentes de transporte fiscalizavam o retorno a capital aos domingos e segundas-feiras.

Ordenamento

A Secon contou com o efetivo de 14 servidores, que atuaram no pórtico de Mosqueiro e na extensão da orla, com o objetivo de fiscalizar 288 ambulantes cadastrados na agência distrital. Além disso, cerca de 90 publicidades irregulares, como placas e faixas, foram apreendidas pela Secon nas ruas do distrito de Mosqueiro. A ilha de Cotijuba, distrito de Icoaraci e o Portal da Amazônia também receberam apoio da Secon.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o atendimento nas Unidades Municipais de Saúde de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba e no Hospital Geral de Mosqueiro. Foram distribuídas milhares de camisinhas masculinas e femininas, feitos vários testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, dezenas de abordagens educativas em praias, terminais rodo e hidroviários, ruas e praças.

Lazer

A Sejel proporcionou diversão e muitas atividades esportivas no Portal da Amazônia e nos distritos, “batendo, inclusive recordes nas participações da comunidade, que se mostrou satisfeita com as programações de verão da PMB. Inclusive, portadores de deficiência tiveram a oportunidade de brincar e se divertir junto conosco nas ações”, ressaltou o secretário Deivison Costa.

Educação Ambiental

Com relação à prestação de serviços, equipes do Departamento de Controle Ambiental da Semma fizeram um trabalho de fiscalização e orientação em Mosqueiro. Segundo a chefe de fiscalização da Semma, Ivanilda Gomes, “cerca de 100 crianças receberam diariamente orientações de educação ambiental na ilha. Já as atuações no combate à poluição sonora, além dos serviços de orientações nas barracas e pontos comerciais, em toda a extensão do distrito, uma média de 30 carros receberam notificações pelo excesso de volume do som”.

Obras

As ações de drenagem e pavimentação também não pararam durante o mês de julho.Foram concluídos trabalhos na Alameda Jardim das Poncianas I, Rua Celso Malcher, passagem Alzira, São Benedito e Gaspar Dutra no bairro do Curió-Utinga, Canal Caraparu e passagem Modelo II no Guamá, entre outras. Ainda foram iniciadas as obras da Rua do Aeroporto em Mosqueiro e Estrada do Fama em Outeiro.

Texto: Roberta Corrêa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Economia (SECON)