Mototaxistas tiram dúvidas sobre legalização

• Atualizado há 9 anos ago

59464_168211A Prefeitura de Belém vai abrir 1.050 novas vagas para mototaxistas no município. Está será a última chance para quem quer trabalhar legalizado, e para explicar as regras da concorrência, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém realizou, na tarde de terça-feira, 18, uma audiência pública para tirar todas às duvidas dos interessados.

“Resolvemos fazer a audiência para tirar dúvidas e também para ouvi-los”, justificou a superintendente da Semob, Maisa Tobias. “Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter idade mínima de 21 anos, estar habilitado na categoria A por no mínimo dois anos, ter a motocicleta registrada no próprio nome, não ter antecedentes criminais e pertencer a uma das entidades de mototaxistas cadastradas junto à Semob”, disse o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

O auditório lotado mostrou que muitos são os interessados em uma destas vagas. “Antes, não tinha tempo suficiente para estar ao lado da minha família e com o passar do tempo percebi que atuar como mototáxi me permitiria ser meu próprio patrão, ter a minha própria carga horária, o que ajudou bastante na minha vida. Hoje, estou mais presente com minha família e me sinto mais completo nesta profissão. Durante esses anos como mototáxi vejo que as pessoas têm respeito e confiança por aquele que está legalizado”, disse, feliz, o mototaxista Paulo Martins.

O aviso do novo edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Município no próximo dia 1° de setembro. Cerca de 15 dias depois, o edital propriamente dito deverá estar disponível aos candidatos a uma das vagas. Quando este terceiro e último processo estiver concluído, Belém terá 2,7 mil mototaxistas legalizados para atender a população de forma habilitada e segura.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também