Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Novos radares da Pedro Álvares Cabral são aferidos pelo Imetropará

60001_171940As primeiras aferições dos novos radares implantados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) na Avenida Pedro Álvares Cabral, com Passagem Mucajá e com Dom Pedro I em ambos os sentidos, foram concluídas na madrugada desta sexta-feira,11.

A operação foi realizada em parceria com o Instituto de Metrologia do Pará – Imetropará, que irá emitir o laudo do processo e só depois da publicação desse laudo no Diário Oficial do Município, os equipamentos passam a funcionar normalmente, autuando condutores que passarem acima da velocidade permitida de 60 Km, pararem sobre a faixa de pedestres ou avançarem o sinal vermelho.

“A expertise que já temos nessas operações fez com que tudo acontecesse com sucesso. O horário já é de fluxo menos intenso e o procedimento de interdição pôde ser feito para que  o carro do Imetropará, que tem um tacógrafo no seu interior, passasse em cada uma das faixas monitoradas pelo menos cinco vezes, desde velocidades abaixo da permitida até muito acima, para ver se a velocidade que consta no equipamento é a mesma registrada pelos radares. Tanto na Centenário quanto na Pedro Álvares Cabral os testes aconteceram com tranquilidade e agora é necessário a emissão do laudo oficial do Imetropará ”, explica Manoel Pinheiro, técnico em segurança e educação para o trânsito da Semob e responsável pela operação.

Na próxima semana outros equipamentos serão aferidos. Na terça-feira, 15, serão os que ficam na Avenida João Paulo II com Mauriti e na quinta-feira,17, a aferição será realizada na João Paulo II com a Humaitá, sempre a partir das 22h30.

“A orientação é para que os condutores evitem essas áreas e já busquem rotas alternativas, fazemos a operação neste horário, que tem menor fluxo de trânsito, para evitar maiores transtornos à população”, explica Manoel.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais