Semana Nacional de Trânsito convoca cidadão a ser a mudança no trânsito de Belém

60146_172794O espaço físico de circulação nas grandes cidades é escasso e o número de pessoas circulantes só cresce. Quando se fala que o trânsito é caótico, comumente se esquece que quem faz o trânsito são as pessoas. “Carros não andam sozinhos. O trânsito é formado por todos nós”, lembrou Maisa Tobias, à frente da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, durante a abertura da programação da Prefeitura de Belém alusiva à Semana Nacional de Trânsito 2015, que traz um mote provocativo: “Seja você a mudança no trânsito!”.

“Se quero mudar o mundo, tenho eu que dar o primeiro passo. Tenho que mudar primeiro a mim. É mais fácil imputar o erro ao outro e não olhar para dentro de si. A maior educação que podes dar ao próximo é o teu próprio exemplo”, ressaltou Maisa Tobias durante o evento, que marcou o lançamento da Multa Cidadã, uma iniciativa da Prefeitura de Belém que enviará multas educativas para condutores infratores a partir de denúncias feitas por outros cidadãos. “Quantas vezes somos impacientes e intolerantes no trânsito? Ninguém é dono da rua, que é um bem coletivo, e muitos cidadãos hoje estão conscientes disso e não admitem quando alguém desrespeita o direito do outro de ir e vir. Temos que tratar a rua como bem público e, por isso, um espaço cuidado por todos”, justificou.

Para emitir uma Multa Cidadã basta enviar um flagrante para o Twitter (@SeMOB_Bel) ou e-mail (contato.semob@belem.pa.gov.br) com a placa do veículo visível, além de informações sobre o dia, hora e local da infração. A imagem será analisada pelos agentes educadores da SeMOB e então a multa educativa será enviada ao infrator.  A fonte da denúncia não será informada ao infrator, que também receberá a correspondência de forma confidencial. “Não queremos expor ninguém, mas enviar um recado direto de que quando ele desrespeita as regras de trânsito ele não está fugindo da fiscalização da SeMOB, mas sendo observado por outras pessoas. A identidade de ambos será preservada, mas ficará o recado para que o infrator pare e reflita sobre o que está fazendo da sua parte para um trânsito melhor. E ele mesmo pode fazer um flagrante e nos repassar também”, convidou a superintendente.

Qualificação

Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito, outro assunto em pauta foi a questão da qualificação de quem vive no dia a dia das ruas, tanto como condutor particular ou como profissional que trabalha no trânsito. “Trânsito seguro é uma obrigação do órgão responsável e também de todos nós que trabalhamos na formação desses condutores”, disse Edicarlos Martins, presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Pará.

“O tema da Semana Nacional de Trânsito deste ano é nosso lema desde sempre, porque sempre acreditamos que só com a qualificação e a consequente mudança de comportamento teremos um trânsito melhor”, destacou Caroline Sales, coordenadora pedagógica do Sest-Senat, que durante o evento entregou 500 diplomas do curso de qualificação para cobradores de ônibus (outra solenidade no Sest-Senat no mesmo dia diplomou outros 500, totalizando mil cobradores capacitados). “Graças a essa parceria com a SeMOB desde o ano passado a gente vem conseguindo atender a um grande número de pessoas e espera que isso faça a diferença no trânsito de Belém”, completou.

Final de semana com programação intensa

A Semana Nacional de Trânsito prossegue com programação intensa a partir deste final de semana. Neste sábado, às 9h, na Praça Batista Campos, o SeMOB na Comunidade leva os serviços do órgão para população, permitindo que o cidadão conheça mais sobre seus direitos e deveres no trânsito.

Estarão à disposição serviços como emissão de Passe Fácil Estudantil, Sênior ou Especial, além da oportunidade de fazer o credenciamento de estacionamento para idosos ou pessoas com necessidades especiais. Em parceria a ação oferece também emissão de carteiras de identidade, corte de cabelo e atrações culturais.

No domingo, no Portal da Amazônia, a partir das 17h, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, serão realizadas atividades lúdicas, culturais e atividades para pedestres, ciclistas, skatistas e outros esportes. O ponto alto será a Escola da Bike, que vai ensinar aos interessados como andar de bicicleta respeitando as regras de trânsito.

Na segunda-feira, uma Blitz Educativa numa das áreas mais movimentadas da cidade, a Rua Antônio Barreto com Avenida Visconde de Souza Franco, a partir das 9h, servirá para alertar a toda comunidade sobre o tema da semana “Seja você a mudança no trânsito!”, com orientações sobre atitudes seguras para pedestres, ciclistas e condutores.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Eliza Forte
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)