Educar para transformar. Ensinar as crianças e por meio delas alertar os pais para as práticas seguras de transitar nas vias públicas seja como pedestre, motorista ou ciclista, além de colaborar para um trânsito seguro e cidadão. Este foi o objetivo da ação educativa realizada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) na manhã desta quarta-feira, 23, no Teatro Gasômetro. Na plateia, 400 alunos de seis escolas públicas de Belém assistiam atentamente a apresentação de teatro da Turma do Semobinho. Durante a atividade, o Dia do Agente de Trânsito, comemorado hoje, também foi lembrado.
Brincando e se divertindo os alunos das escolas Amância Pantoja, Manuela de Freitas, Ruy da Silveira Brito e Almerindo Trindade descobriram a forma correta de como atravessar as ruas, a importância da utilização dos itens de segurança e os espaços corretos para brincar.
Lorena Ramos da Cunha, 11 anos, é aluna da escola Amância Pantoja e vai todos os dias a pé para a aula. A partir da ação, ela observou que terá que mudar alguns de seus comportamentos ao transitar nas vias públicas. “Eu não tinha o costume de atravessar nas faixas de pedestres. Onde dava eu atravessava. É um hábito errado que eu já vou mudar. Brincar na rua também, nem pensar”, disse a estudante.
De acordo com o técnico de Segurança e Educação no Trânsito, Manoel Pinheiro, a criança tem um papel fundamental na transformação do trânsito. “A partir do momento em que a criança aprende a como agir, ela vai questionar o comportamento errado do pai ou de quem estiver próximo e falar como deve ser feito. A criança ainda não possui vícios, portanto, ela é o nosso porta-voz e um dos instrumentos utilizados para a mudança que tanto queremos”, ressaltou Manoel.
Apesar da ação ser voltada para os alunos, alguns pais fizeram questão de acompanhar os seus filhos e elogiaram a iniciativa. “Isso tudo que foi falado ajuda muito porque nem sempre os pais podem acompanhar os filhos até a escola. E tendo essa aula de como se comportar nas ruas, eles poderão se proteger e evitar acidentes”, afirmou Célia Costa, mãe de aluno.
A apresentação faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de setembro, e que já realizou em Belém, atividades como a blitz educativa e o lançamento da Multa Cidadã, além de mobilizar motoristas para o Dia Mundial sem Carro e oferecer à população serviços como a emissão da carteira de meia passagem estudantil, emissão de RG e Carteira de Trabalho, entre outros.
Texto: Aline Saavedra
Foto: Ascom Semec
Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)