Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura de Belém disponibiliza mais 1050 vagas para regularização de mototaxistas

ENTREGA DE PERMISSÃO PARA MOTOTAXISTAS E PONTOS DE TAXIMais uma oportunidade para quem deseja operar o serviço de mototáxi na capital paraense. Foi publicada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém na edição do Diário Oficial do Município nesta sexta-feira, 18, o aviso de edital de licitação para o preenchimento das 1.050 permissões finais para a prestação do serviço de mototaxista no município. A expectativa é que, quando este terceiro e último processo estiver concluído, Belém tenha 2,7 mil mototaxistas legalizados para atender a população de forma habilitada e segura.

Hoje já existem 1650 legalizados no primeiro e segundo certames realizados entre 2013 e 2014. Para o novo certame o procedimento será igual aos anteriores, com a entrega das documentações pessoal e do veículo, que serão analisadas em duas etapas em audiência pública, aberta a todos os interessados. Os envelopes com a documentação devem ser entregues na sede do órgão, que fica na Avenida Júlio César, 1026-A, bairro Val-de-Cans, às 9h, no dia 5 de novembro

Entre as exigências técnicas do edital estão ter moto 149 cilindradas no nome do proponente e na cor branca, no mínimo 2 anos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A, idade mínima de 21 anos, menos de 20 pontos na CNH e curso de formação para mototaxista. Em caso de empate, os critérios de desempate serão,pela ordem: maior tempo de habilitação, menor pontuação na CNH e moto mais nova.

Feita a seleção, a exemplo do certame anterior, os mototaxistas selecionados serão chamados pela Prefeitura de Belém para assinatura de contrato de operação do serviço individual de mototáxi e encaminhados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PA) para a mudança de placa para a categoria aluguel na cor vermelha, além  da contratação de Seguro de Responsabilidade Civil, para garantir direitos aos passageiros em caso de acidente de trânsito. Eles deverão também adotar o padrão visual que já está sendo utilizado pelos  mototaxistas já legalizados.

“Estamos cada vez mais intensificando as fiscalizações, em respeito a quem já está legalizado e para garantir um serviço melhor e mais seguro à população. Essa é a última oportunidade para quem deseja concorrer a uma vaga de mototaxista. O processo já é conhecido e realizamos, recentemente, uma audiência pública para tirar as dúvidas dos interessados”, explicou Maisa Tobias, titular da Semob.

O edital está disponível no site da Semob: www.belem.pa.gov.br/semob.

Texto: Nathalia Petta
Foto: Arquivo-Agência Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais