Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Obra de macrodrenagem é retomada na Avenida Bernardo Sayão

?????????????????????????????????????????????????????SA Prefeitura Municipal de Belém (PMB) retomou na manhã desta segunda-feira, 05, as obras de macrodrenagem na bacia da Estrada Nova. Para execução de limpeza e escavações, o trecho da Avenida Bernardo Sayão, entre a Avenida José Bonifácio e Passagem Monte Serrat, foi interditado para a circulação de veículos. Nas últimas semanas, os moradores foram informados sobre as mudanças no trânsito e também sobre alterações no itinerário dos ônibus.

Nesta primeira etapa, os trabalhos serão de vistoria no trecho onde a tubulação de drenagem já foi instalada. “Precisamos saber se as estruturas implantadas estão em situação adequada ou se foram abaladas pelo tráfego de veículos durante o período em que a obra ficou paralisada”, explicou Eduardo Pires, engenheiro responsável pela fiscalização da obra.

A interdição neste primeiro segmento será de aproximadamente uma semana e, à medida que os serviços forem avançando, os trechos serão liberados e novos segmentos bloqueados. A obra total, que compreende o trecho da Av. José Bonifácio até a Rua Augusto Correa, tem prazo de 12 meses para ser concluída.

Para facilitar o acesso dos moradores no trecho interditado, a PMB coloca a disposição da comunidade, a partir desta segunda-feira, uma linha de ônibus totalmente gratuita das 5h às 22h. “Com esta linha circular, os moradores estão sendo conduzidos desde a Passagem São Lázaro até o terminal da UFPA, passando pelo trecho liberado da Av. Bernardo Sayão, Rua Augusto Correa e trecho inicial da Av. Perimetral”, explica Cristiane Borges, coordenadora social da prefeitura.

A Av. Bernardo Sayão já havia sido interditada neste mesmo trecho em 2011. No entanto, em decorrência da paralisação das obras, a PMB liberou a via para o trânsito de veículos. Na época, os serviços foram suspensos porque a construtora responsável não conseguiu cumprir os serviços remanescentes, motivo pela qual a PMB não renovou o contrato para a prestação do serviço em 2013. Uma nova licitação foi feita em 2014, porém nenhuma empresa se habilitou para concorrer. Posteriormente nova licitação foi realizada, mas a empresa vencedora apresentou incapacidade financeira e econômica para prosseguir e o contrato foi rescindido. Desta forma, a segunda colocada do certame foi, por fim, convocada para execução das obras.

Itinerário dos ônibus – Com o bloqueio da via, usuários do transporte coletivo devem ficar atentos para as alterações de itinerários nas linhas que circulam na área. As linhas Marituba-UFPA, UFPA – Ver-o-Peso e UFPA – Presidente Vargas foram desviadas pela Rua Augusto Corrêa, Rua Barão de Igarapé Miri e Avenida José Bonifácio rumo à São Brás. Já as linhas Cremação – Alcindo Cacela, Cremação – Estrada Nova, UFPA – Alcindo Cacela, UFPA – Padre Eutíquio e UFPA – Pedreira estão fazendo a mesma rota, mas devem acessar a esquerda na avenida José Bonifácio para chegar à Bernardo Sayão.

A linha UFPA – Centro Histórico faz na ida para o centro da cidade o trajeto da  Augusto Corrêa, Bernardo Sayão, Passagem Rui Barbosa, Passagem Popular, Avenida José Bonifácio, Bernardo Sayão até o centro da cidade. Na volta a linha vem pela Bernardo Sayão, segue pela José Bonifácio, Passagem Santa Fé, Passagem São Lázaro e Bernardo Sayão a destino.

Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estão atuando nos locais de desvio com objetivo de orientar os condutores.

 

Texto: Lauro Lima
Foto: Uchôa Silva/Comus
Secretaria Municipal de Saneamento (SESAN)

Redes Sociais