Obras do BRT, na Augusto Montenegro, entram em fase de conclusão

CreateThumbnailNo próximo sábado,5, uma mudança significativa marcará a entrada das obras de infraestrutura do BRT em sua etapa final. A interdição da avenida Augusto Montenegro muda de sentido, liberando o trecho que vai de Icoaraci ao Entroncamento e fechando o lado oposto, do Entroncamento até o Conjunto da Cohab. Com as mudanças, o obra entra em ritmo acelerado para ser entregue no prazo, no início de 2016. “Estamos em uma fase crucial, mas que já mostrará à população que uma parte da obra está pronta. É preciso entrar na fase de conclusão”, comemora Maisa Tobias.

Esta nova etapa de obras foi apresentada nesta quinta-feira, 3, à CAO – Comissão de Acompanhamento da Obra, formada por diversos agentes sociais envolvidos no processo, desde representantes da Prefeitura Municipal de Belém e do Consórcio responsável pelos trabalhos, até representantes da sociedade civil, como diretoria do Setrans-Bel e líderes comunitários da área, responsáveis por ajudar na propagação da informação. Foram compartilhadas informações sobre a mudança no tráfego e, também, sobre as novas etapas da obra.

“A obra, como está sendo feita, não era o que pretendíamos inicialmente. Havia um plano de que trabalharíamos primeiro na canaleta central, para depois transferir o fluxo de veículos para dentro enquanto trabalhávamos nas pistas de fora. Mas quando encontramos a situação da rede de drenagem foi preciso fazer uma mudança estratégica para este formato de obra que temos hoje, e que precisa trabalhar de forma dinâmica com o trânsito da área. Com a interdição do outro lado agora será diferente, porque parte da drenagem já está pronta para escoar e poderemos deslocar veículos para dentro da canaleta enquanto trabalhamos fora em um trecho mais extenso, não em pequenos pedaços como fizemos do primeiro lado. Isso será um ganho de tempo que nos permitirá entregar a obra no prazo, nos primeiros meses de 2016”, comemorou Cláudio Soares, do Consórcio BRT Belém.

“Hoje, quando trabalhamos por pedaços, as pessoas não têm a dimensão da obra como um todo, mas já temos mais de 1km de calçada pronta, com meio-fio e ciclovia novinhos e prontos para uso”, completou Césare Augusto, gerente de produção do Consórcio BRT Belém.

Mudança na interdição

Com a liberação do trecho interditado para obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, entre o conjunto da Cohab (Gleba 2, WE2) e Entroncamento, sentido Icoaraci-Centro, a pista será usada como alternativa viária para a nova interdição que será feita no mesmo trecho, porém no sentido oposto, que restringirá o acesso a veículos na Augusto Montenegro, especificamente entre as ruas A e C do Conjunto da Cohab (Gleba 3), para construção da estação do sistema BRT. Com o fechamento, o trânsito no local será alterado, incluindo as rotas de ônibus.

A pista será liberada no sentido Icoaraci-Centro temporariamente com um contrafluxo, que será utilizado principalmente pelos ônibus que precisam trafegar da Augusto Montenegro rumo a Icoaraci. As linhas virão pelo Entroncamento, pegarão o contrafluxo na Augusto Montenegro e, graças a uma esquina semaforizada, acessarão a esquerda na WE2, SN6, para então adentrar na Rua da Marinha e finalmente chegar à pista da Augusto Montenegro rumo à Icoaraci. As linhas que já acessavam o centro da cidade pela Centenário terão o itinerário da volta também sendo feito pela via, evitando passar pelo local da interdição.

Veículos leves poderão utilizar as travessas 2 e 1 do Conjunto da Cohab (Gleba 3) e depois a Rua C para, então, acessar a Augusto Montenegro novamente. Não será permitido o tráfego de veículos pesados nem de transporte coletivo nesse itinerário. “É muito importante esta nossa participação na CAO, porque podemos levar informação à população em primeira mão. A mudança ocorrerá no dia 5, mas desde a semana passada já estamos trabalhando para disseminar a informação e diminuir os transtornos durante a mudança”, destacou Flodoaldo Vieira, líder comunitário da área do conjunto Catalina.

Texto: Esperança Bessa
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)