Prefeitura regulamenta 21 pontos de táxi na cidade

62126_187368Nesta quarta-feira, 23, a Prefeitura Municipal de Belém regulamentou 21 pontos fixos de taxi na cidade. Para oficializar o licenciamento, uma cerimônia foi realizada no auditório da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), e contou com a presença da prefeita em exercício, Karla Martins, da superintendente da Semob, Maisa Tobias e de associações e sindicatos de taxistas de Belém.

De acordo com o Sindicato de Taxistas de Belém, a capital possui cerca de cinco mil profissionais cadastrados e parte deles ainda não atuava em local regulamentando. Ao regulamentar novos pontos fixos de táxi, a Prefeitura de Belém visa garantir aos taxistas e passageiros uma prestação de serviço mais segura.

“Por terem ciência de que alguns pontos de taxi em Belém não eram regulares, motoristas se infiltravam entre as cooperativas para pegar passageiros. E alguns desses passageiros voltavam para contar que tinham sido assaltados”, relatou o taxista Charleno Rosa, que trabalha há um ano e nove meses no ponto da Travessa São Pedro, no bairro da Batista Campos. Com a iniciativa da prefeitura de Belém, Charleno está confiante que a situação vai mudar. “Agora eu me sinto mais seguro e com vontade de prestar um serviço digno para a sociedade”, completou.

De acordo com a superintendente da Semob, Maisa Tobias, a gestão do prefeito Zenaldo Coutinho tem sito muito participativa e próxima das categorias de transportes de Belém. “A categoria de táxi é especial, sempre colocamos ela como exemplo de organização, colaboração e solidariedade. Hoje estamos selando mais um compromisso com a classe e buscando melhorar aquilo que já é bom”, afirmou.

A prefeita em exercício, Karla Martins pontuou algumas conquistas da classe durante essa gestão, como o recadastramento de taxistas; a criação da identidade visual, que deu maior segurança aos taxistas e usuários, por serem facilmente identificados; a transferência de servidores para o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), visando atendimento mais ágil e menos burocrático aos taxistas; entre outros.

“Hoje oficializamos o documento de autorização de implantação desses 21 pontos de cooperativas e associações de taxistas de Belém. Sabemos que muitos já existiam, porém, não eram legalizados. Dessa forma, a conquista é mais que merecida para todos esses profissionais que estão em qualquer dia do ano e a qualquer hora, prestando esse serviço à população”, ressaltou Karla Martins.

Os locais que receberão os pontos fixos são: Tv. São Pedro, entre a Rua Almirante Tamandaré e a Rua Veiga Cabral; Rua José Pio, esquina com a Rua Curuçá; Av. Marquês de Herval, esquina com a Trav. Curuzu; Tv. Djalma Dutra com avenida Senador Lemos; Tv. Humaitá com Av. Rômulo Maiorana; Av. Portugal com a 13 de maio; Tv. Quatorze de abril, ao lado do Yamada Plaza; Av. Ceará com Av. Almirante Barroso; Av. Boulevard Castilho França, em frente à Estação das Docas, Av. Augusto Montenegro em frente ao Supermercado Belém Alimentos; Avenida Generalíssimo Deodoro, entre rua Boaventura da Silva e rua João Balbi; Av. Presidente Vargas com Manoel Barata; Av. Duque de Caxias, esquina com rua Barão do Triunfo; Travessa Mauriti, 3157; Avenida Ceará, entre Tv. Francisco Monteiro e Tv. Teófilo Condurú; Avenida Presidente Vargas entre Rua Santo Antônio e Rua Gaspar Viana; Avenida Dr. Lopo de Castro com Rua Siqueira Mendes; Rua dos Pariquis, 2923; Rua 15 de Novembro com a Oriental do Mercado; Trav. Angustura entre Almirante Barroso e Rômulo Maiorana; e Passagem Carneiro da Rocha, próximo ao Mangal das Garças.

Texto: Karla Pereira
Foto: João Gomes / COMUS
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)