Mosqueiro tem 50 vans e micro-ônibus regularizados para transporte alternativo

Sem Descrição

Mosqueiro conta agora com cerca de 50 vans e micro-ônibus autorizados a ofertar o serviço de transporte alternativo de forma legalizada e dentro dos padrões de segurança. Este é o resultado de onze dias de trabalho intensivo da Prefeitura de Belém no distrito, com a instalação do gabinete itinerante da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob, que realizou um grande mutirão de cadastramento desses veículos, organizando o sistema de transporte alternativo na ilha.

Desde 2014, o transporte alternativo em Mosqueiro é organizado pela Semob como um projeto piloto para ser aplicado na legalização do mesmo serviço em Belém. Para atuar no distrito é exigido organização em cooperativas e são observados, entre diversos itens, idade máxima do veículo em 10 anos, obrigação de que ele esteja no nome do cooperado e em boas condições de trafegabilidade, entre outros.

Pelo último cadastramento, a cooperativa Transmosqueiro tinha 26 veículos, sendo 13 fora do sistema autorizado a circular na ilha. Hoje a cooperativa tem 27 veículos, todos legalizados. A Transpamtur tinha oito, dos quais dois inaptos; atualmente são 12 em perfeitas condições. Já a Shallon, que tinha oito veículos, dos quais quatro ilegais, agora tem seis legalizados e está em processo de cadastramento de mais dois micro-ônibus. O caso mais interessante era da CTSM, uma cooperativa regularizada mas que tinha nove veículos sem condições de operar no sistema. Com o recadastramento ela passou a ter um legalizado e três em processo de legalização.

“Somando são quase 50 veículos totalmente legalizados, com condições de oferecer um ótimo serviço aos moradores da ilha e aos turistas”, destaca Maisa Tobias, superintendente da Semob. “É importante destacar o interesse dos cooperados de se integrar ao serviço da forma correta. Muitos nos procuraram com veículos precisando de reparos, e foi dado o prazo dentro dos 11 dias que ficamos lá para que eles se ajustassem. As oficinas e borracharias da ilha ficaram lotadas, o que mostra o quanto eles se dedicaram a deixar tudo dentro dos padrões de qualidade exigidos pela Prefeitura de Belém, passando mais segurança à população”, observa Maisa. “Isso nunca aconteceu no sistema de transporte alternativo de Mosqueiro. Estamos aqui para ajudar a oferecer um serviço melhor para a população”, corrobora Carlos Alexandre Oliveira Pontes, gerente da Transmosqueiro.

Foram onze dias de trabalho intensivo da Semob no local, o que fez com que os servidores sentissem na pele os problemas vividos pela população no que tange o transporte público. “Mais de dez servidores da Semob  se fixaram lá neste período e pudemos viver de fato a realidade da ilha. Mergulhamos a fundo no sistema de transporte de lá, da Baía do Sol até a comunidade de Caruaru, e vimos que quando o poder público chega assim, tão perto do problema, a solução vem mais rápido e da forma que a população almeja, levando mais qualidade de vida para a população”, comemora Maisa Tobias.

Um bom exemplo disso é exatamente o caso da comunidade de Caruaru,  criada em um assentamento à beira do rio Pratiquara, ligada à rodovia por um ramal de 8km que até então era desprovido de transporte autorizado de passageiros, e que depois dessa ação da Prefeitura de Belém passou a ter um transporte legalizado.

“É a oportunidade de oferecer um transporte digno para a nossa comunidade. Hoje já temos transporte para levar a nossa população até a Vila”, comemora Fábio, representante da comunidade de Caruaru que assumiu uma linha Caruaru-Vila.

Sinalização

Mas o trabalho do gabinete itinerante não se restringiu apenas à organização do transporte alternativo. Durante o período, toda a sinalização de trânsito da ilha foi revitalizada e ganhou novidades, como dois pontos de estacionamento de carros de resgate do Corpo de Bombeiros nas praias do Farol e Chapéu Virado, mais uma vaga de uso exclusivo de viaturas policiais na praia do Chapéu Virado; três vagas de estacionamento de idoso e três de deficiente físico na Vila; além de demarcação de área de carga e descarga atrás do mercado municipal.

Além dos cerca de 11 servidores administrativos da Semob que atuaram em Mosqueiro, a ação ainda contou com 12 agentes de trânsito e 40 guardas municipais da primeira turma já credenciada a fazer autuações referentes a infrações de trânsito. Houve também apoio de 100 policiais militares e 38 bombeiros. No próximo dia 18 de janeiro, o gabinete itinerante da Semob estará em Outeiro, mas o trabalho em Mosqueiro não para. “Vamos levar o gabinete itinerante para Mosqueiro de novo de 5 a 14 de fevereiro, no Carnaval, para dar continuidade ao trabalho”, avisa Maisa Tobias.

Texto: Esperança Bessa
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB)