O trânsito na área comercial de Belém vai mudar. Neste mês de janeiro, a rua Aristides Lobo, que até então faz o sentido Padre Eutíquio – Assis de Vasconcelos, fará o sentido inverso. Assim, os motoristas que trafegam pela Avenida Assis de Vasconcelos passarão a acessar o centro histórico de Belém com maior facilidade, pela rua João Diogo. O mesmo vai acontecer com a Rua Ó de Almeida, que terá o sentido alterado para a Padre Eutíquio-Assis de Vasconcelos.
“Esta alteração foi definida após reuniões e estudos técnicos realizados na área, que tiveram por objetivo aperfeiçoar a mobilidade de pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pelo local”, disse a superintendente de Mobilidade Urbana de Belém, Maisa Tobias.
Para a empresária Valda Fernandes, que trabalha há mais de 30 anos no bairro do Comércio e há pouco mais de um ano é proprietária de um salão de beleza na Aristides Lobo, a mudança é bem vinda. “Acho que o trânsito vai ficar mais organizado. Arrumando a questão do estacionamento também, que aqui no centro é uma das coisas mais complicadas, acredito que funcione essa mudança sim”, avalia.
Já o taxista Reinaldo Sales, que trabalha há 35 anos no ponto localizado na esquina da Rua Ó de Almeida com a Presidente Vargas aprova a inversão do sentido das vias, mas se preocupa com o impacto dessa mudança para os taxistas que trabalham ali. “Acredito que ficará melhor. Já que vai ser feita essa inversão de sentido tanto da Ó de Almeida quanto da Aristides Lobo, o trânsito na direção do centro vai ficar mais fácil. Não mexendo com os taxistas que trabalham aqui, porque nós dependemos disso, está tudo certo”. Sobre a questão levantada por Reinaldo Sales, a Semob esclarece que o ponto de táxi continuará no mesmo local, apenas mudará de posição em relação ao novo sentido do trânsito na via.
Ao longo da próxima semana, técnicos da Semob vão estar nas ruas implantando a nova sinalização, enquanto a equipe de Educação no Trânsito do órgão estará presente na área, orientando a população sobre os novos sentidos das vias.
Ponto de parada
Outra mudança prevista para ocorrer na próxima semana é a retirada do ponto de parada de ônibus localizado na Rua 1º de Março. “A retirada deste ponto foi necessária em virtude da instalação do monumento alusivo aos 400 anos de fundação da cidade de Belém, na Praça dos Estivadores”, explica Maisa Tobias.
Com a extinção dessa parada, a partir do dia 11 de janeiro as linhas Marex-Pte. Vargas, Catalina -Pte. Vargas (via Arthur Bernardes), Almir Gabriel-Pte. Vargas (A e B) e Maguari-Pça. dos Estivadores, deverão seguir pelas avenidas Castilhos França e Pte. Vargas, a destino.
* Com informações de Jean Coutinho -NID Comus
Texto: Ricardo Miranda
Foto: Uchôa Silva/Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)