Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Apoiadores operacionais reforçam orientações e educação no trânsito da capital

62295_188463Belém agora conta com mais um reforço para ajudar na mobilidade do trânsito na capital paraense. A partir desta semana a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém – Semob passou a contar com o auxílio dos Apoiadores Operacionais, um contingente de cerca de 50 pessoas que terão como funções principais prestar informações aos usuários do sistema viário da cidade de Belém, atuar junto à equipe de educação para o trânsito da Semob, dar apoio operacional aos agentes de trânsito e agentes de transporte do órgão e ainda dar apoio a diversos serviços administrativos, como já existe em outras capitais como Recife e São Paulo.

De acordo com Maisa Tobias, titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, os apoiadores operacionais deverão auxiliar, informar e participar de ações que visam instruir condutores, ciclistas, pedestres, pessoas de mobilidade reduzida, informar alterações de tráfego nas vias, entre outras funções. “Os apoiadores não irão substituir as funções dos servidores da Semob e nem farão autuações de trânsito. Eles irão agir como auxiliares dos servidores, focando, principalmente, na educação de condutores e pedestres, permitindo que os servidores exerçam suas funções de forma mais eficiente”, esclarece Maisa.

O serviço terceirizado pela Projel Engenharia Especializada Ltda., que venceu o edital de licitação disposto pela Semob ainda no ano passado, já começou a funcionar. Ao longo desta semana, os apoiadores operacionais da Semob estão na avenida Almirante Barroso orientando usuários de transporte coletivo sobre a extinção do ponto de parada de ônibus que havia em frente à sede campestre da Assembleia Paraense. Além disso, eles também irão atuar no centro comercial de Belém, informando lojistas, pedestres e condutores na área sobre a inversão dos sentidos das ruas Ó de Almeida e Aristides Lobo que entrará em vigor em breve, e assim atuando junto à equipe de educação para o trânsito da Semob.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: João Gomes / COMUS
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Redes Sociais