Desde cedo, já era intensa a movimentação nos cemitérios de Belém. O Santa Izabel, no Guamá, e o São Jorge, na Marambaia, receberam uma grande demanda de visitantes, durante a manhã deste sábado, 2, dia de Finados. Com isso, o fluxo de veículos e de pedestres foi muito intenso no acesso aos cemitérios. Cenário que deve se estender até o final da tarde.
Para garantir a organização no trânsito e orientação aos condutores e pedestres, de forma a garantir a fluidez e a segurança viária no acesso aos cemitérios, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), mobilizou 16 agentes de trânsito e de transporte para atuar nos cemitérios do Guamá e da Marambaia, de 6 horas da manhã até às 17 horas.
Por isso, os agentes de trânsito se posicionaram na esquina da rua dos Caripunas com a avenida José Bonifácio, que está em mão única no sentido Guamá/São Brás, no trecho entre as ruas Paes e Souza e dos Mundurucus, para orientar os condutores que vinham pela Caripunas para dobrar à esquerda, no sentido São Brás, e garantir a segurança aos visitantes na travessia.
A rua da Mata, no bairro Marambaia, principal via de acesso ao cemitério São Jorge, também apresentou grande movimentação de veículos e de visitantes, durante toda manhã deste sábado. Uma equipe orientou condutores e visitantes próximo à faixa de pedestre no acesso ao cemitério. Quanto aos cemitérios do Tapanã e de Icoaraci, a fiscalização é por meio de rondas, com agentes em viaturas.
Orientação
“Apesar da grande movimentação de pessoas e de veículos o acesso ao cemitério estava muito tranquilo e seguro com a presença dos agentes”, comentou o engenheiro agrônomo Tadeu Alcântara. Ele foi cedo visitar a sepultura do filho e depois pediu orientação aos agentes de transporte sobre rotas alternativas para poder voltar para casa de forma segura e evitar congestionamentos, já que o fluxo no acesso ao cemitério do Guamá estava muito intenso.
A analista de RH, Shirley Martins, e a mãe Gianete Martins aprovaram o trabalho dos agentes de trânsito. “Sentimos mais segurança para atravessar, apesar de ter muito carro, os agentes estão organizando o trânsito”, pontuou Shirley. Outra equipe foi posicionada na faixa de pedestre, em frente ao portão do cemitério do Guamá para garantir a travessia segura e orientação aos condutores para evitar estacionamento em fila dupla e garantir a fluidez.
Linhas de ônibus
Os agentes de transporte se posicionaram na esquina da travessa Castelo Branco com a rua dos Caripunas, para evitar que os ônibus entrassem na referida rua. Os motoristas de ônibus estavam sendo informados no ponto de parada próximo da Caripunas a seguir direto na Castelo e acessar a avenida José Bonifácio, a partir da Paes e Souza. Esse acesso à avenida José Bonifácio, será feito até às 17 horas.
Os agentes de transporte também orientaram os usuários de transporte público. Foi o caso do porteiro Waldir Tavares. Ele intencionava ir para o Jurunas e solicitou informações sobre qual ônibus poderia apanhar na parada naquele ponto de parada.
Texto:
Rosangela Gusmao