No primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2024) houve muita movimentação de veículos e de candidatos no acesso aos locais de provas, principalmente, no final da manhã deste domingo, 3, na capital paraense.
Para garantir a fluidez nos acessos aos principais locais de provas e a segurança dos candidatos, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), designou um efetivo de 24 agentes de trânsito e de transporte para atuar na orientação e fiscalização no trânsito, para garantir a fluidez e permitir o acesso tranquilo dos candidatos aos locais de prova.
Trânsito
De 9h às 14h, os agentes de trânsito ficaram posicionados nos acessos às instituições universitárias, para a fiscalização e orientação do trânsito, principalmente, para coibir estacionamento em fila dupla, e orientação aos condutores e pedestres. Os locais foram as Universidades Federal do Pará (UFPA), na avenida Perimetral, e da Amazônia (Unama), na avenida Alcindo Cacela; Iesan, na avenida Governador José Malcher, próximo à avenida Generalíssimo Deodoro; a FAP, na rua Municipalidade, próximo à avenida Visconde de Souza Franco; e a faculdade Ideal, na rua dos Mundurucus com a rua dos Tupinambás.
Os principais corredores foram fiscalizados por meio de rondas com os agentes em viaturas. São eles: avenidas Almirante Barroso, Governador José Malcher, Nazaré, Gentil Bittencourt e Augusto Montenegro.
Fiscalização do reforço da frota
A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, determinou às empresas de transportes públicos para reforçarem a frota de ônibus nos dois domingos de aplicação da prova do Enem. Ou seja, que utilizem a frota total, que operam em dia útil, nos dois domingos consecutivos, 3 e 10 de novembro.
Para fiscalizar o cumprimento dessa determinação, os agentes de transporte percorreram os terminais de linha e do BRT. Em caso de descumprimento, haverá autuações. A Semob, inclusive, disponibiliza os canais de atendimento do órgão, junto à Ouvidoria: pelo site da Semob (belem.pa.gov.br), pelo e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587 (somente mensagem de texto).
Atentos aos horários
Belém conta com 63.182 candidatos inscritos no Enem, este ano, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), responsável pela aplicação do exame.
Nos dois dias de aplicação das provas, os portões são abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. O início das provas está previsto para às 13h30. Neste domingo, primeiro dia de prova o horário de término é às 19 horas. Já no próximo domingo, 10, a aplicação da prova terminará às 18h30.
Os candidatos não quiseram arriscar e começaram a chegar cedo nos locais de prova. A Estudante Agatha Victoria, acompanhada do namorado, o universitário Edson Eduardo Silva, estava na expectativa para fazer a prova como treineira, aos 16 anos. Ela cursa o 1º ano do ensino médio. “Vou continuar treinando para ganhar experiência para quando eu fizer a prova valendo”, disse Agatha. O casal chegou muito antes do horário do portão se abrir, por causa do ônibus. “Não queríamos correr o risco de atrasos “, contou Edson.
Da mesma forma, os irmãos Caroline e Luis Felipe Rocha chegaram cedo para não perder o horário da prova. “O ônibus demorou um pouco, mas como fomos cedo para parada, conseguimos chegar com bastante antecedência “, disseram os irmãos.
Texto:
Rosangela Gusmão