Zenaldo Coutinho fez balanço da gestão no programa Sem Censura Pará

Sem Descrição

O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, participou na tarde desta terça-feira, 26, do programa Sem Censura Pará, da TV Cultura, e aproveitou para fazer um balanço dos três anos de mandato, na conversa sobre os 400 anos da cidade. Participaram da bancada além da apresentadora Renata Ferreira, as jornalistas Aline Brelaz e Márcia Carvalho.

Durante o debate, Zenaldo foi questionado sobre as principais ações desenvolvidas em Belém, durante sua gestão e destacou o sistema BRT (Bus Rapid Transport), que já no início de sua gestão foi rediscutido com a população em audiência pública que reuniu mais de 1200 pessoas, representantes de diversas instituições, órgãos de fiscalização como os ministérios públicos Estadual e Federal para a definição e cumprimento dos contratos da obra.

Telespectadores também participaram da conversa e puderam saber mais sobre o projeto que a Prefeitura está implantando, que ligará, neste primeiro momento, a Avenida Augusto Montenegro do Mangueirão a São Brás, com ônibus articulados – já adquiridos – e estações ao longo do percurso. A previsão é que o projeto comece a operar em maio, e contempla o desenvolvimento de uma nova Augusto Montenegro, com três faixas para carros, canaletas exclusivas para o BRT, arborização, ciclovias e sistema de drenagem.

A linha expressa será implantada gradativamente conforme o avanço da obra do BRT que prossegue até Icoaraci. No primeiro trecho haverá o terminal Mangueirão com percurso dos ônibus expressos de ida e vinda até São Brás, pela canaleta do BRT.

Saúde foi outro ponto destacado pelo prefeito Zenaldo Coutinho, sobre os principais investimentos feitos pela atual gestão. Ele destacou a reforma e ampliação de 37 Unidades de Saúde, que receberam novos equipamentos, mobília e materiais. Outras 41 Unidades passam por reformas. A conclusão das obras do Hospital de Pronto Socorro Municipal Mário Pinotti, localizado no bairro do Umarizal, também mereceu destaque do prefeito.

Zenaldo enfatizou ainda a construção de quatro novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos bairros da Sacramenta, Marambaia, Terra Firme e Jurunas, esta última, com entrega prevista para abril deste ano. “Já em relação às outras três UPAs, nossa expectativa é que até maio a gente consiga estar com a parte de engenharia concluída, pois isso significa uma grande revolução na urgência e emergência”, ressaltou.

Muitos telespectadores enviaram perguntas por meio do Twitter sobre o trânsito nas principais vias da cidade. O prefeito pontuou o trabalho que vem sendo feito pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), com a implantação de radares, diminuição de velocidade permitida em vias importantes, contratação de 50 apoiadores de trânsito e outras ações municipais.

A reforma do Complexo do Ver-o-Peso, neste ano dos 400 anos de Belém, anunciado em parceria com o Governo do Estado e que deverá iniciar em breve não ficou de fora das discussões no programa. A obra prevê um projeto moderno de mudança estrutural e visual de todo o conjunto de espaços do Ver-o-Peso, com investimento total de R$ 34 milhões sendo R$ 25 milhões do governo estadual e contrapartida de cerca de R$ 9 milhões da gestão municipal. No projeto, está prevista a troca da cobertura com a colocação de telhas termoacústicas, que permitirão isolamento térmico contra o calor e ruídos.

Zenaldo falou ainda, sobre o funcionamento do Centro de Zoonoses, reinaugurado há poucos dias, com a ampliação do centro cirúrgico, onde serão realizadas castrações, e ampliação do canil e do gatil, dotados de espaços para banho de sol, maternidade e berçário para os filhotes, laboratório para realização de exames e o Castra Móvel, micro ônibus equipado com uma sala para a realização simultânea de até duas castrações.

Sobre o contexto estrutural da cidade, Zenaldo comentou a limpeza de canais e vias de Belém, além do projeto de conscientização. “Mais do que a simples campanha educacional, buscamos uma campanha de convencimento, para que junto com o governo estadual, haja o flagrante de crime ambiental, para punir aquele que está cometendo o ato”.

Quanto à segurança na cidade, os projetos Belém pela Vida, a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade, o porte de armas para Guardas Municipais e a iluminação de vias públicas, são ações que, segundo o prefeito, contribuem com a diminuição do índice de assaltos.

Em relação à educação, o prefeito enfatizou a construção de 20 novas escolas o que amplia em mais de 3500 o número de vagas nos ensinos Infantil e Fundamental, oferecidos pelo município. O preparo dos professores da rede, que recebem a melhor remuneração das capitais brasileiras também foi citado por Zenaldo, além das melhorias na estrutura dos prédio e material didático. “Hoje todas as escolas têm biblioteca, e nós estamos ampliando as salas multifuncionais, nas quais hoje passam de 1300 as crianças atendidas”, detalhou o prefeito sem esquecer da ampliação das escolas de tempo integral, que atualmente somam 19 unidades.

Por fim, o prefeito citou o sucesso do cursinho municipal Pré-vestibular, que atende alunos de baixa-renda, oriundos de escolas públicas e que este ano já teve 250 aprovados no vestibular até agora. A expectativa é que esse número aumente com a divulgação de outros listões de faculdades e universidade do estado e de fora.

Texto: Karla Pereira
Foto: Tássia Barros – Comus
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)