Com o objetivo de seguir avançando com as obras de mobilidade urbana em Belém, os titulares da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 12, com o prefeito Zenaldo Coutinho e representantes da Caixa Econômica Federal. O encontro, que aconteceu no prédio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), tratou dos projetos de mobilidade em andamento na capital, que incluem o BRT (Bus Rapid Transit) Centro, Centenário e Augusto Montenegro.
“Já iremos fazer a contratação da obra do BRT Centro para dar início à obra ainda este ano. O projeto já foi aprovado na Caixa Econômica”, explicou Adinaldo Oliveira, secretário da Seurb. “Tratamos ainda do BRT Centenário que está, também, com o projeto aprovado pela Caixa Econômica, para que possamos licitar a obra este ano”, completou.
O BRT Belém beneficiará aproximadamente 800 mil pessoas, que terão seu tempo de viagem reduzido em 60% entre os bairros e o centro da capital. “Foi uma reunião muito produtiva e importante para o município de Belém, pois mostra o avanço que estamos tendo na mobilidade urbana da capital”, frisou Adinaldo.
Para Zenaldo Coutinho, o encontro é importante para tratar dos imbróglios que possam interferir no avanço das obras. “Estamos realizando visitas e reuniões constantes para tratar de quaisquer obstáculos que possam adiar os prazos de entrega das obras”, comentou Zenaldo Coutinho. “Este é o comprometimento da Prefeitura de planejar uma cidade integrada, com acessibilidade e voltada para todos”, destacou.
“De maneira geral, a reunião tratou de vários assuntos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), assim como dos financiamentos e repasses federais para as obras da Prefeitura de Belém. Nesse conjunto, falamos do trabalho que vem sendo realizado no BRT, na central de controle operacional do BRT, das estações e portos e, também, do repasse do Orçamento Geral da União (OGU) e dos projetos básicos para os novos corredores de transporte para alimentação do BRT na Augusto Montenegro”, detalhou a superintendente da Semob, Maisa Tobias.
OBRAS
As obras da primeira fase do segundo trecho do projeto BRT, que corresponde ao trecho Entroncamento – Mangueirão, começaram em abril do ano passado.
O projeto ligará, neste primeiro momento, a Avenida Augusto Montenegro do Mangueirão a São Brás, com ônibus articulados – já adquiridos – e estações ao longo do percurso. A previsão é que o projeto comece a operar em maio e contemple o desenvolvimento de uma nova Augusto Montenegro, com três faixas para carros, canaletas exclusivas para o BRT, arborização, ciclovias e sistema de drenagem.
Texto: Adriana Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)