Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se adiantaram para chegar com tranquilidade aos locais de aplicação do exame, evitando atrasos na manhã do segundo dia de prova neste domingo, 10.
Para garantir que o trânsito fluísse bem, evitando congestionamentos no entorno dos principais locais de aplicação do exame, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), destacou 18 agentes de trânsito e nove viaturas para fazerem a orientação dos condutores e pedestres.
Pontos estratégicos
Os agentes de trânsito coibiram a formação de fila dupla e o fechamento de cruzamentos importantes, evitando engarrafamentos, além de manter a organização e a segurança viária durante o embarque e desembarque na frente dos locais de prova.
“Além da segurança e fluidez, uma das nossas preocupações foi garantir que os candidatos pudessem ingressar no local de prova. Então, posicionamos nossos agentes nos perímetros de maior movimentação de candidatos e de veículos para que fosse feita a orientação”, explicou o Coordenador de Fiscalização e Operações de Trânsito (COFT) da Semob, Isaias Reis.
Os agentes de trânsito estiveram posicionados na rua dos Mundurucus, com a dos Tupinambás, que dão acesso ao Colégio Ideal; na avenida Alcindo Cacela, com a rua Bernal do Couto, no perímetro da Universidade da Amazônia (Unama) e Colégio Cesep; na avenida Governador José Malcher, com a avenida Generalíssimo Deodoro, e na avenida Visconde de Souza Franco, com a rua Municipalidade.
Também houve a fiscalização por meio de ronda nas avenidas Almirante Barroso, Governador José Malcher, Nazaré, Gentil Bittencourt e Augusto Montenegro, possibilitando acionar e deslocar os agentes para atenderem ocorrências de trânsito, se registradas durante o horário da prova.
A estudante Maura Nogueira é moradora do bairro do Jurunas e desde às 11h já estava na frente do colégio onde faria a prova, na rua dos Mundurucus com a Tupinambás. “Moro perto, até de ônibus é rápido de chegar aqui. O trânsito também está tranquilo, mas sei que conforme o pessoal for chegando, a tendência é ficar mais lento, por isso é bom ter os agentes estarem aqui pra orientar”, comentou.
“A orientação dos agentes de trânsito às proximidades dos locais de prova, ajuda muito a gente a chegar na escola onde vamos fazer o exame, porque não fica engarrafado”, pontuou o estudante William Lobato, que saiu de Ananindeua para fazer o exame. “Hoje o trânsito estava bem calmo, cheguei antes de 11 horas”.
Reforço de Frota
Agentes de transporte da Semob também percorreram os terminais de linha e do BRT para fiscalizar o cumprimento da determinação da Prefeitura de Belém, que estabeleceu o reforço de frota para os dois domingos de aplicação da prova do Enem, no último dia 3 de novembro e neste domingo. Em caso de descumprimento, as empresas serão autuadas.
A Semob, inclusive, disponibiliza os canais de atendimento do órgão, junto à Ouvidoria: pelo site da Semob, pelo e-mail (ouvidoria.semob@cinbesa.com.br) ou pelo WhatsApp (91) 98415-4587 (somente mensagem de texto).
Texto:
Amanda Mardock