Idosos têm vagas preferenciais de estacionamento garantidas

• Atualizado há 9 anos ago

63083_194531O respeito às vagas de estacionamento preferencial para idosos é uma das bandeiras defendidas pelo Conselho Municipal do Idoso que, na tarde desta quarta-feira, 17, realizou a eleição das entidades que vão representar a sociedade civil no Conselho.
O direito à vaga preferencial para idosos em estacionamentos, vinha sendo descumprido em vários pontos na cidade, inclusive em frente ao prédio do Conselho do Idoso, onde as vagas estavam sendo ocupadas irregularmente por taxistas e flanelinhas. O problema foi solucionado pela Prefeitura de Belém que, por meio da Superintendência executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), devolveu as vagas para uso exclusivo de idosos e pessoas com deficiência.
Atualmente Belém conta com 53 vagas preferenciais de estacionamento que foram recuperadas e novamente sinalizadas pela Semob, para manter a obrigatoriedade da reserva de dez por cento das vagas dos estacionamentos públicos e privados para a pessoa idosa . “A prefeitura cumpre o seu papel de sinalizar as vagas. Mas necessitamos de campanhas de conscientização da população para garantirmos esse direito, e seria bom que houvesse um reforço na fiscalização para impedir que outras pessoas usem essas vagas” explica o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Gregory Sanches.
Infração: Condutores que estacionarem em vagas destinadas a idosos estão sujeitos a multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro no valor de R$ 127,69, infração considerada grave, com perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

Texto: Thiago Barros
Foto: Adriano Magalhães-Ag. Belém
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também