Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Mais de 80 veículos são apreendidos em operação da Guarda Municipal

63087_194552Uma operação realizada pela Guarda Municipal de Belém (GMB) com o apoio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) apreendeu 81 veículos que estavam circulando de maneira irregular pelos bairros do Jurunas, Cremação e Guamá. A operação denominada “Tróia” foi realizada na última quarta-feira, 17, e nesta quinta-feira, 18.

“A operação é focada em motos, por causa do alto índice de tráfico, assaltos e homicídios cometidos por condutores de motocicletas. Mas nos deparamos com demais veículos irregulares também”, comentou o comandante da operação, o Inspetor Marcos Lima, da GMB.

Entre os veículos apreendidos estão 61 motos, oito caminhões, duas kombis, três táxis e sete carros de passeio, que foram levados para o pátio de retenção da Semob.

As principais apreensões aconteceram por licenciamentos atrasados, condutores que não apresentavam documentos de porte obrigatório e automóveis em péssimas condições – itens como, pneus carecas e lâmpadas quebradas foram recorrentes, – que apresentam risco tanto para o condutor, quanto para a população em geral. Participaram da operação 21 guardas municipais, quatro agentes de trânsito e três guinchos.

O empresário Roberto Novaes aprovou a operação. “Isso tem que acontecer sempre, algumas pessoas reclamam, mas estão errados. Essas operações passam segurança para a população”, declarou.

O motoqueiro João da Silva que levou multa, pois não estava com o capacete adequado, também concorda com essas fiscalizações. “Mesmo assim sou a favor da fiscalização. Infelizmente vou levar essa multa, mas agora não vou mais andar com capacete errado, ficarei mais atento”, afirmou.

“Agora, os proprietários dos veículos apreendidos devem se dirigir à sede da Semob, na Avenida Júlio César, para ver de que forma proceder, pois para cada caso é uma solução diferente”, explicou o agente de trânsito, Marcos Chagas.

A Semob funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e nos sábados das 8h30 às 11h30, na Avenida Júlio César, nº 1026-A.

Texto: Priscylla Gester
Foto: Alessandra Serrão – NID/Comus / Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Redes Sociais