Projeto Piloto do Plano Operacional dos Ônibus Elétricos
PUBLICAÇÃO DA LICITAÇÃO EM 30/04/2024 – PREGÃO 90.001/2024
ASSINATURA DO CONTRATO
002/2024 – Semob EM 11/06/2024 – CORRESPONDENTE A 10 ÔNIBUS ELÉTRICOS E 5 CARREGADORES
ORDEM DE SERVIÇO ENCAMINHADA À
EMPRESA EM 18/06/2024 – ORDEM N° 01 – 5 CARREGADORES
ORDEM DE SERVIÇO ENCAMINHADA À
EMPRESA EM 21/06/2024 – ORDEM N° 02
– 5 ÔNIBUS ELÉTRICOS
EM 10/07/2024 FOI DETERMINADA A
SUSPENSÃO DOS PROCESSOS CORRELATOS E
DO PAGAMENTO DOS ÔNIBUS E
CARREGADORES JÁ ENTREGUES, em
decorrência de medida cautelar do Tribunal
de Contas do Município (TCM).
EM 31/07/2024 – A SEMOB ENTROU COM
RECURSO PARA A REVOGAÇÃO DA
MEDIDA CAUTELAR DO TCM
REVOGAÇÃO DA MEDIDA CAUTELAR pelo
TCM, ocorrida no dia 30 de agosto DE 2024.
A partir da suspensão da medida cautelar, que foi determinada pelo Tribunal de Contas do Município (TCM), a Prefeitura de Belém pode iniciar a instalação dos carregadores, o treinamento dos motoristas e testes fora do terminal Mangueirão e com passageiros.
Esta primeira licitação prevê a contratação de 10 ônibus elétricos e cinco carregadores para os referidos veículos, sendo cinco unidades entregues no dia 2 de julho de 2024.
No momento, existe um ponto de recarga implantado no Terminal Mangueirão, suficiente para recarregar os cinco ônibus. Os testes com os ônibus fora do terminal Mangueirão começaram a partir do sábado, 07 de setembro, e continuaram na semana seguinte, no período de 9 a 12 de setembro. Esse teste teve como objetivo a análise do desempenho dos ônibus quanto à duração da bateria e ao tempo de percurso.
Em 13 de setembro, a Semob iniciou os testes com passageiros, para testar os horários
e capacidade de transportados e, principalmente, validar a operacionalização da
primeira linha, que é expressa, pela canaleta do BRT, conectando os terminais
Mangueirão e São Brás, bem como, para avaliar a implantação de outros serviços. O
valor da tarifa é a que está em vigor, de R$ 4,00 a inteira e R$ 2,00 a meia e com direito
às gratuidades previstas em lei.
CONVENCIONAL – 12 METROS;
CAPACIDADE DE PASSAGEIROS ≥ 75 (SENTADOS E EM PÉ); PISO BAIXO TOTAL (não tem degrau nas portas de embarque e desembarque, o que facilita a acessibilidade);
MONOBLOCO (tornando os veículos mais leves , seguros, econômicos e causando menor impacto no pavimento asfáltico);
AUTONOMIA 270KM;
AR CONDICIONADO;
WI-FI;
03 PORTAS;
10 VEÍCULOS (na 1º fase);
PESO DO ÔNIBUS 13,800KG