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Campanha contra o trabalho infantil nos ônibus começa segunda-feira,7

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A primeira ação da campanha contra o trabalho infantil nos ônibus de Belém, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) e Sindicato das Empresas de Transporte de Belém (Setransbel) será realizada nesta segunda-feira,7, no cruzamento das Avenidas Almirante Barroso e Júlio César, nos horários de 8h30 as 11h e de 14h30 as 17h.

A campanha segue durante a semana nas principais vias da cidade. Terça-feira, dia 8, na Avenida Pedro Álvares Cabral com Tavares Bastos; quarta, 9, Travessa Frutuoso Guimarães com Av. Marechal Hermes; quinta, 10, na esquina da Avenida Almirante Tamandaré com a Tv. Padre Eutiquio; encerrando na sexta-feira, dia 11, na Rua Antônio Barreto com Av. Visconde de Souza Franco (Doca).

A campanha é apenas o começo de um esforço que ainda terá outros desdobramentos, e que busca conscientizar usuários de ônibus e rodoviários de que essa prática de comércio ilegal, que prejudica o desenvolvimento infanto-juvenil, só será erradicada se toda a sociedade se unir.

“Todos nós temos que assegurar à criança o direito à vida, saúde, lazer e estudo. Se fecharmos os olhos para essa situação a criança será vítima da opressão, violência e negligência. E a responsabilidade de evitar isso é nossa, de toda a sociedade”, destacou Rejane Alves, procuradora do MPT, durante o lançamento da campanha na última terça-feira, dia 1°. “Quando compramos um serviço ou um produto de uma criança, contribuímos para que ela permaneça nesse estado de vulnerabilidade e sujeita a todo tipo de violência física, moral e, em alguns casos, até sexual”, completou.

Na prática, a campanha se dará com cartazes afixados em todos os ônibus do sistema público de transporte de Belém, para lembrar a todos de que ao comprar  um produto de uma criança estarão colaborando com o “roubo” da infância. A ação também será estendida para as garagens, onde o diálogo será direto com os rodoviários.

“A Semo- estará indo em cada empresa para conversar com os operadores, motoristas e cobradores, para engajá-los à causa, e nossos arte-educadores irão conversar com a população diretamente nos ônibus e nos pontos de parada para que evite comprar, principalmente do menor de idade. Temos que mudar esta realidade”, declarou o diretor geral da Semob, Gilberto Barbosa.

Texto: Thiago Barros
Foto: Adriano Magalhães-Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

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