População de Cotijuba recebe ações do Gabinete Itinerante da Semob

Sem Descrição

Após Mosqueiro, Outeiro e Icoaraci, chegou a vez da população da ilha de Cotijuba receber o projeto Gabinete Itinerante da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).

Pela ação,o órgão municipal transfere parte de sua estrutura aos demais distritos de Belém, com o objetivo de levar atendimento em educação no trânsito, estudo na sinalização implantada e apresentar propostas para a melhoria no trânsito. Em Cotijuba o projeto segue até a próxima quarta-feira, 16 de março.

A divisão de educação no trânsito da Semob atuou no distrito abordando moradores com questões referentes ao cuidado e segurança no trânsito. “A ilha de Cotijuba possui um número grande de motociclistas, por isso é muito importante que nós olhemos para a comunidade daqui pensando em soluções que melhorem o trânsito e que também despertem a consciência dos condutores de se protegerem dos perigos que transitar sem proteção pode trazer”, disse a superintendente Maisa Tobias.

O motociclista Jeremias da Silva Santos, apoia iniciativas como essa. “Por ser interior, muita gente aproveita pra andar em alta velocidade nas ruas daqui pensando que não vai ter problema. Mas a vida é importante em qualquer lugar, por isso precisamos pensar mais na gente e nas outras pessoas, principalmente no trânsito”, disse.

A comerciante Fabiana Duarte concorda com Jeremias.Para ela, o que falta no cidadão é a consciência no trânsito. “A gente vê muitas pessoas pilotando motos em alta velocidade, com excesso de passageiros e sem usar capacete. Apenas quando tem fiscalização é que essas pessoas passam a fazer tudo certo, por isso é sempre muito bom quando tem esse tipo de ação em Cotijuba”, elogia.

Além das abordagens educativas, os operadores de transportes públicos de Cotijuba também tiveram a oportunidade de se qualificar por meio da Oficina de Capacitação para Condutores Autônomos de Passageiros, onde participaram de palestras sobre Segurança no Transporte Aquaviário Para o Pequeno Navegante, Utilização de Veículo com Tração Animal para Fins de Transporte, Direção Defensiva e Legislação de Trânsito, Segurança e Manutenção Veicular e Relações Interpessoais. No final do curso, os participantes receberam um certificado de participação.

Para a realizar o curso, a Semob contou com parceria do Senac, Capitania dos Portos, Centro de Controle de Zoonoses e do apoio da Guarda Municipal de Belém. O curso ocorreu no salão da Paróquia São Francisco das Ilhas.

Semob na Comunidade

O Gabinete Itinerante em Cotijuba será encerrado na próxima quarta-feira, 16, com o programa Semob na Comunidade, em Icoaraci, onde serão ofertados serviços como cadastro da biometria para emissão de 1ª e 2ª vias do Passe Fácil Estudantil, emissão da 1ª e 2ª vias do Passe Fácil Sênior (idosos com idade a partir de 60 anos), agendamento da 1ª via e emissão da 2ª via do Passe Fácil Especial (para pessoas portadoras de necessidades especiais) e credenciais de estacionamento para idosos e deficientes físicos.

Em parceria com a Clínica São Lucas, o Semob na Comunidade disponibilizará avaliações e encaminhamentos para cirurgias de pterígio (carne crescida) e catarata, aos moradores da ilha.

A ação ocorre de 8h30 às 12h30, na Escola Municipal Avertano Rocha, localizada Travessa São Roque, entre Manoel Barata e Siqueira Mendes, em Icoaraci. “Optamos por realizar o Semob na Comunidade em Icoaraci porque precisamos ter acesso à internet para poder realizar o atendimento, mas o público-alvo da ação desta quarta é a comunidade de Cotijuba”, esclarece Maisa Tobias.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Tássia Barros – Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)