Uma nova frente de trabalho para a construção do BRT da Augusto Montenegro teve início nesta semana, dando prosseguimento às obras no segundo trecho do empreendimento. Na manhã desta quinta-feira, 17, homens e máquinas trabalhavam para avançar na implantação de novos trechos de pista em concreto do corredor do BRT.
O segundo trecho segue do Mangueirão até o Tapanã, com extensão total de 3,6 quilômetros. Previsto para iniciar em abril, o serviço no segundo trecho foi antecipado, visando, também, eliminar os pontos de alagamentos na área central da obra.
De acordo com o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), integrante da coordenação da obra junto ao consórcio responsável pelo BRT, Eduardo Mello, em dois dias de trabalho nesta segunda fase, cerca de 500 metros já receberam os serviços necessários para implantação da pista do BRT.
“Nesses primeiros dias, a frente de trabalho avançou do shopping até uma empresa de refrigerantes, realizando os serviços de aterramento e terraplanagem, preparando a base para receber o pavimento rígido em concreto que comportará o corredor do segundo trecho do BRT”, detalhou o engenheiro.
Além da construção do pavimento em concreto, também fazem parte da implantação do BRT Augusto Montenegro, a urbanização de toda a via, com os serviços de nova drenagem, pavimentação asfáltica com terraplanagem, novo calçamento, iluminação pública, rede de infraestrutura subterrânea, novo projeto de paisagismo. Ao longo de toda a extensão do BRT, cerca de 13,7 quilômetros, também serão construídos três terminais de integração (Mangueirão, Tapanã e Maracacuera), ciclovia, e onze estações de embarque e desembarque.
Primeiro trecho – Com previsão de entrega até maio, o primeiro trecho da obra já avançou até a Rua da Marinha, onde está em fase de finalização todo o trabalho de drenagem, pavimentação asfáltica, concreto e calçamento. Esse primeiro trecho tem cerca de 3,2 quilômetros e se estende do Entroncamento até o Mangueirão.
No Estádio Olímpico está em estágio avançado a construção de um grande terminal de integração e em fase de finalização, a construção de três plataformas e das galerias subterrâneas que permitirão acesso aos ônibus alimentadores. Também em fase de instalação estão as estruturas metálicas da cobertura das plataformas.
Texto: Jaqueline Ferreira
Foto: Tássia Barros – Comus
Secretaria Municipal de Urbanismo (SEURB)