Avenida Augusto Montenegro é liberada para trânsito a partir de sábado, 2

2015-11-25 BELÉM-BRT- OBRAS DO BRT AVANÇAM PELA AUGUSTO MONTENEGRO. TERMINAL DO MANGUEIRÃO, TRECHO DA OBRA DO CONJUNTO GLEBA -FOTO UCHÔA SILVA/COMUS

A partir deste sábado, 2, a Prefeitura de Belém vai liberar para o trânsito de veículos as duas pistas da Avenida Augusto Montenegro, no trecho entre o complexo do Entroncamento e a Rua da Marinha, sentido Entroncamento – Icoaraci e Icoaraci – Entroncamento.

O perímetro estava parcialmente interditado para que as obras da primeira fase do BRT Augusto Montenegro e reurbanização da avenida pudessem avançar de forma acelerada.

De acordo com o coordenador de Projetos e Programas de Educação no Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Luis Saboia, a partir de sábado tanto os veículos de passeio, quanto os ônibus que fazem linha pela Augusto Montenegro, poderão trafegar normalmente pelo trecho anteriormente interditado. “É importante ressaltar que essa ainda não é a inauguração do sistema BRT. O que estamos fazendo é a liberação do tráfego de veículos para otimizar o fluxo de carros e desafogar o trânsito na área, por isso a sinalização ainda estará em fase de implantação até que a obra do primeiro trecho, prevista para ser entregue no mês de maio, seja concluída ”, explica.

Outro principal motivo para antecipar a liberação de veículos na Augusto Montenegro foi o de facilitar o acesso dos torcedores dos times do Remo e do Paysandu ao Estádio Olímpico Edgar Proença – o Mangueirão – para o clássico previsto para ocorrer neste domingo, 3. Com isso, as linhas de ônibus que atualmente estão desviando pela Rua da Marinha para acessar o centro de Belém terão seus itinerários originais restabelecidos.

Desde o início dos desvios anunciados pela Prefeitura de Belém na Avenida Augusto Montenegro, agentes de trânsito da Semob e, mais recentemente, apoiadores operacionais, foram dispostos ao longo de toda a extensão da via para garantir a fluidez e orientar condutores e pedestres, inclusive sobre desvios, pontos de retorno de veículos e travessias seguras.

Obra – O trecho a ser liberado tem  extensão de 1.040 metros e, além da construção do corredor do BRT, recebeu os serviços de drenagem, pavimentação asfáltica e urbanização da via com a implantação de ciclovia sinalizada, construção de novas calçadas, iluminação e paisagismo. O corredor do BRT tem 8.400 metros quadrados de pavimento rígido, onde foram utilizados dois mil metros cúbicos de concreto. Na pavimentação asfáltica, com 21 mil metros quadrados, houve o emprego de 2.500 toneladas de asfalto do tipo CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado Quente).

No serviço de drenagem, foram instalados dois mil metros de tubulação em concreto e pead, um material moderno que permite uma montagem rápida. “O pead é uma tubulação prática, com varas de seis metros de comprimento e diâmetro que varia de 0,50 cm a 1,2 m. Essa extensão dos tubos é maior do que a tubulação de concreto, o que agiliza a instalação”, explica o engenheiro da Secretaria Municipal de Urbanism,Eduardo Mello.

Também foram implantados 63 novos poços de visita e 51 bocas de lobo.  Parte da drenagem foi lançada para a passagem Elias Guedes, que foi completamente pavimentada e urbanizada, e canalizada para o canal Água Cristal. “O novo sistema de drenagem finalizado no trecho eliminou os pontos de alagamento naquela área, beneficiando as comunidades que residem na avenida e nas proximidades”, avalia o engenheiro.

Estão em fase de finalização a implantação da nova iluminação, a sinalização horizontal e vertical e a instalação do segregador com tela, que vai separar o corredor do BRT das pistas de circulação dos automóveis.

*Com informações da Seurb.

Texto: Ricardo Miranda
Foto: Nenhum
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)