Zenaldo determina ação imediata para recuperar a Praça das Mercês

• Atualizado há 9 anos ago
2016.04.15 - PA - Belém - Brasil: Prefeito Zenaldo Coutinho visita o Largo das Mercês e anuncia serviços de revitalização da praça e entorno. Foto: Oswaldo Forte
2016.04.15 – PA – Belém – Brasil: Prefeito Zenaldo Coutinho visita o Largo das Mercês e anuncia serviços de revitalização da praça e entorno.
Foto: Oswaldo Forte

Durante visita à Praça das Mercês, no centro comercial, nesta sexta-feira, 15, o prefeito Zenaldo Coutinho reuniu gestores das secretarias municipais para definir ações imediatas de intervenção na área.

O espaço além de histórico, é considerado turístico, pois abriga uma das igrejas mais antigas da cidade, a igreja de Nossa Senhora das Mercês. Devido às ações do tempo e o uso irregular do patrimônio público, a praça vem sofrendo desgastes. Visando resgatar este espaço, a prefeitura de Belém vai promover obras estruturantes que vão beneficiar quem trabalha e frequenta o local.

Para traçar diretrizes e reconstituir a área, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, solicitou às secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan), Meio Ambiente (Semma), Economia (Secon), e à Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), que dêem início às intervenções na praça.

“Uma das ações emergenciais será o ordenamento do trânsito neste local, onde a Semob deverá disponibilizar a partir de segunda-feira, 18, agentes para orientar os motoristas a buscarem outras alternativas de estacionamento, evitando subir as calçadas e degradar o piso da praça, além disso, deverá ser feita a sinalização adequada na via”, enfatizou o prefeito.

Durante a visita, Zenaldo conversou com quem trabalha diariamente no local, como o taxista Jorge Sales, que se disse surpreso e feliz com a visita do prefeito. “Tivemos a oportunidade de relatar para ele os nossos anseios, pois trabalhamos aqui há mais de 20 anos e entristece saber que uma praça histórica como essa está sofrendo com o mau uso das pessoas”, afirmou.

Calçamento, podagem das árvores, paisagismo e demais ações, farão parte do processo de reforma da Praça das Mercês, respeitando as características originais e históricas. “Tenho certeza que essas medidas vão garantir a segurança e combater a depredação do patrimônio histórico desse local que nós amamos e tiramos o sustento de nossas famílias”, afirmou a integrante da Comunidade das Mercês, Maria dos Anjos, de 69 anos.

O secretário municipal de Urbanismo (Seurb), Adinaldo Oliveira, enfatizou que a praça, assim como qualquer espaço ou logradouro público, para ter um resultado com êxito, necessita de fato desta ação conjunta das secretarias. “Este trabalho de forma coesa e integrado tende a alcançar o resultado esperado e, a Seurb ficará responsável por recompor o piso da área, mediante a obra de saneamento que será feita na rede de drenagem, que vai identificar o motivo pelo qual o piso está cedendo”, destacou Adinaldo.

 

Texto: Karla Pereira
Foto: Oswaldo Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS)

Veja também