Belém recebe faixas de sinalização para redução de velocidade nas vias

• Atualizado há 9 anos ago

67442_206284A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) sinalizou a Rua Antônio Barreto com faixas especificas para estimular a redução de velocidade por parte dos condutores que trafegam no local.  As faixas denominadas de LRV (Linhas de estimulo à Redução de Velocidade) são um conjunto de linhas paralelas na horizontal que, pelo efeito visual, induz o condutor a reduzir a velocidade do veículo, de maneira que esta seja ajustada ao limite desejado em um ponto adiante na via.

A ideia é conscientizar os motoristas a usar as faixas de estímulo como sinais de alerta para perceber que, conforme o caminho que eles percorrem, as linhas vão se aproximando e diminuindo espaço entre elas, para indicar que à sua frente haverá um obstáculo, como uma curva ou a travessia de pedestres.

Para a situação da Antônio Barreto especificamente, é indicado que o condutor esteja a 30 km por hora enquanto estiver nas linhas LRV, devido o fluxo de veículos ser intenso. A sinalização no local também conta com placas que informarão a velocidade permitida e indicarão ao motorista para reduzir a velocidade.

“Existe um fluxo intenso de veículos e em alta velocidade, por isso muitos pedestres reclamavam que era complicada a travessia. Uma escola, inclusive, entrou em contato conosco para criarmos uma faixa cidadã, mas em virtude de a rua ser uma descida, era algo inviável, pois provocaria inúmeros acidentes. A solução mais adequada para a via era conscientizar os motoristas a reduzirem a velocidade pelo local”, explica o engenheiro da Semob, Luiz Saboia.

As  Linhas de estimulo à Redução de Velocidade  já haviam sido colocadas pelo Governo do Estado em outro ponto de Belém, na Rua dos Pariquis com a Travessa Dr. Moraes. Recentemente o trabalho foi revitalizado pela Prefeitura para garantir a trafegabilidade com segurança na área. O condutor que desrespeitar a velocidade indicada poderá sofrer punições conforme prevê o Código de Trânsito Brasileiro.

Texto: Thiago Barros
Foto: João Gomes – NID Comus
Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB)

Veja também